O ator natalense José Neto Barbosa foi atacado com uma pedra enquanto encenava espetáculo em um circo, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Durante o monólogo A Mulher Monstro, o ator relatou ter sofrido agressões verbais, antes de ser surpreendido com uma pedra vinda da plateia.
“Tentaram me desestabilizar de qualquer jeito, com gritos e palavrões. Já tinha passado por boicotes e censuras mais veladas, mas nunca havia passado por algo tão desrespeitoso”, desabafa José Neto. Segundo ele, o autor do ataque não foi identificado devido a baixa iluminação.
O episódio ocorreu na terça-feira (24), mas o caso só veio a público no dia seguinte por meio de um post no Instagram do artista. “No dia mesmo, eu fiquei refletindo sobre isso e fiquei muito atordoado, por isso não falei nada no dia”, conta.
O espetáculo A Mulher Monstro, da S.E.M. Cia de Teatro, é apresentado por um único personagem em uma jaula, à meia luz, no centro do palco e fala sobre preconceito, com o atual cenário político-social brasileiro como pano de fundo. A peça também faz críticas a líderes religiosos e ao desrespeito.
A encenação é inspirada no conto Creme de Alface escrito por Caio Fernando Abreu em 1975, durante o regime militar. Por receio de represálias, o texto só foi publicado duas décadas depois em sua coletânea Ovelhas Negras.
Nos palcos de todo o país com a peça desde 2016, foi na apresentação de número 75, no Sesc Piedade, que o ator relatou ter sofrido um dos maiores constrangimentos da carreira de 16 anos.
“Sempre aconteceram reações variadas, é normal. Pessoas riem, choram, se emocionam. O espetáculo causa isso nas pessoas e eu me preparo para isso. Esse é um espetáculo que incomoda mesmo, e ele não é fácil para quem assiste e muito menos para quem o faz”, detalha.
Segundo declarou José Neto, a pedra que parou na estrutura metálica da jaula do espetáculo foi uma tentativa de desconcentrá-lo. Antes do ato extremo do público, o ator narra que respondeu as agressões verbais sem sair da personagem. “Vem pra cá, pra dentro da jaula!”, convidou.
O tumulto causado pelo grupo de pessoas foi repreendido por outros espectadores. “Do centro do palco, dentro do personagem eu via o segurança se aproximando e o barraco estava armado, por pouco não tivemos briga com socos. Apesar de tudo espetáculo foi encerrado com aplausos calorosos e muita emoção. Saio fortalecido”.
O Sesc Piedade se manifestou sobre o assunto por meio de nota:
“O ator José Neto Barbosa apresentou o espetáculo “A Mulher Monstro” na lona circense do Sesc Piedade na última terça-feira (24/9). Algumas pessoas da plateia discordaram entre si do enredo da peça e uma delas saiu espontaneamente do local sem retornar. A apresentação continuou normalmente, quando foi ouvido um barulho de pedra e o ator perguntou se estavam atirando pedra nele. No mesmo momento, a produção do Sesc acionou a equipe de seguranças para identificar o ocorrido, prestou o apoio necessário ao artista e verificou que o mesmo não foi ferido, nem a plateia. O espetáculo seguiu, sem interrupções. Ao término da apresentação, a produção do Sesc dirigiu-se até o artista para verificar suas condições de saúde, constatando que ele estava bem fisicamente”.
Fonte: OP9 RN
Imagem: divulgação