Após tentativas de negociação com a Prefeitura de Natal, os servidores da Secretaria Municipal de Tributação (Semut) aprovaram, por unanimidade, greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira, 26. A decisão ocorreu em assembleia realizada na tarde da segunda-feira (23), no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat).
Dentre as reivindicações da categoria está o reajuste da Gratificação de Atividade Fazendária (GAF), única gratificação percebida pelos servidores e que está congelada há 7 anos. Os servidores também cobram a criação de um plano de cargos específico da categoria.
O Sinsenat fez uma análise nas folhas de pagamento da Prefeitura de Natal, por meio do Portal da Transparência e constatou que a Semut é uma das secretarias de maior diferença salarial entre as categorias, no caso dos Auditores Fiscais. Enquanto o servidor do Plano Geral tem o salário-base inicial de R$ 725,00 — abaixo do salário mínimo — os Auditores Fiscais chegam a receber mais de R$ 30.000,00/mês — acima do teto constitucional. O sindicato denuncia a diferença de tratamento entre as categorias, uma política que há décadas privilegia uns em detrimento à outras.
Fonte: Portal no Ar
Imagem: José Aldenir