O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) abriu inscrições para a primeira edição do curso ‘Clube de Programação’, que é gratuito e voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. São oferecidas 90 vagas. Os interessados têm até o sábado (21) para se inscrever (clique AQUI).
Trata-se de uma atividade de extensão realizada em parceria com Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensa RN!) e colaboração da Secretaria da Cultura, do Esporte e do Lazer (Seec).
“O curso é feito através de ferramentas de programação visual, com o auxílio de jogos digitais, seguindo o modelo internacional do Code Club, uma rede de clubes de programação. Eles têm como missão dar uma chance para os jovens de 9 a 14 anos aprenderem a programar”, explica o coordenador da ação, o professor do IMD Charles Madeira.
Nesta primeira edição, as 90 vagas oferecidas são distribuídas em três turmas (30 vagas para cada), com aulas acontecendo sempre aos sábados pela manhã, entre os meses de setembro e dezembro, totalizando 10 módulos. As atividades e os conteúdos educacionais serão desenvolvidos de modo a estimular nos alunos a prática do raciocínio lógico, do pensamento crítico, da criatividade e resolução de problemas.
As aulas vão acontecer no laboratório A 101, no IMD, e serão ministradas por alunos de graduação da UFRN, sobretudo aqueles vinculados ao Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI). Caso o número de interessados exceda a quantidade de vagas, a seleção será feita pela ordem de inscrição.
Pensa RN!
Lançado recentemente na Campus Party 2019, o ‘Pensa RN!’ é uma ação que tem o objetivo de promover inovação em educação por meio do pensamento computacional. O programa propõe desenvolver ações pedagógicas em instituições de ensino básico do Estado.
Para isso, oferece ensino inovador, capacitando alunos e professores da rede pública e permitindo a aquisição de habilidades no acesso à internet e a tecnologias digitais. Para conhecer mais sobre os cursos oferecidos pelo Pensa RN! acesse o site.
Fonte: G1 RN
Imagem: José Júnior/IMD