No próximo dia 21 de setembro, Natal será uma das 85 sedes do Festival Paralímpico 2019. O evento tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para tirar da invisibilidade as pessoas com deficiência e os esportes paralímpicos. A disputa deverá reunir até 150 crianças de 10 a 17 anos, com ou sem deficiência.
Com programação simultânea em todo o Brasil, a capital potiguar terá competições no atletismo, na bocha e no judô. Os jogos serão realizados na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), das 8h30 às 12 horas, do dia 21, que é um sábado.
A pré-inscrição no evento já está disponível e pode ser feita AQUI. De acordo com Tibério Maribondo, coordenador do núcleo de Natal do Festival, as crianças vão receber camisas e lanches. A competição terá o apoio de professores e estudantes da própria UFRN, que irão ajudar como monitores. Além disso, as estruturas de atendimento médico e hidratação serão disponibilizadas
“Além das crianças com deficiência, nós vamos levar também as sem deficiência para fazer a inclusão de fato e trabalharem juntos”, pontuou.
No ano passado, Natal já havia sediado o evento. Na ocasião, o Festival Paralímpico foi realizado no Caic, no bairro de Lagoa Nova, na zona Sul de Natal. “Esse ano, nós conseguimos levar para a UFRN, que tem uma estrutura melhor”, acrescentou o coordenador.
Em todo o país, a expectativa é que cerca de 10 mil crianças participem do festival. Além dos esportes que serão disputados em Natal, o evento ainda tem basquete em cadeiras de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeiras de rodas e vôlei sentado.
Fonte: Portal no Ar
Imagem: Daniel Zappe