Endomarketing É Estratégia – Por Jean Tavares Leite

Endomarketing e um bom clima organizacional são essenciais para o sucesso do seu negócio - Foto: Reprodução/Samplify

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Investir pesado em marketing e merchandising parece estratégia correta para empresas que querem obter um lugar de destaque na mente & coração de seus clientes e do mercado como um todo.

Vale tudo, compreenda: Peças publicitárias muito bem projetadas, caríssimas, com a presença de atores de alta penetração no segmento alvo da empresa. Música bem feita, cores e tudo mais. Isso sem falar na presença física de todo tipo de produto de merchan.

Estou criticando isso? Não, jamais. Muito pelo contrário, admiro demais empresas que trabalham estrategicamente sua presença no mercado.

Mas, e sempre tem um mas aqui, o que quero chamar a atenção nesse texto é o seguinte: E o seu cliente interno? Como é feito o marketing interno, para o seu funcionário? Como a empresa comunica seus valores, sua cultura, sua marca, seus produtos ou serviços para o seu colaborador?

Parece aquele marido ou esposa que só se veste bem para sair de casa, para ver outras pessoas. Mas dentro de casa, minha nossa, poderia ser facilmente confundido com um mendigo, de tão esfarrapado/a que “desfila” pela casa.

Isso não te parece um grande contrassenso?

Hora, o primeiro dos primeiros clientes que uma empresa tem que conquistar é o cliente interno. Esse deve na falta de outra palavra, “comprar” a empresa, absorver seu conceito, sua marca. Ele está ali, diariamente, sendo impactado pela presença de seus produtos ou serviços. Eu não estou aqui falando em clima organizacional, em condições de trabalho, gestão de pessoas. Estou falando de marketing mesmo, ou, melhor dizendo, marketing para dentro da empresa, a palavra-conceito é endomarketing.

Eu sempre penso o seguinte: Se a empresa é incapaz de comunicar para dentro dela o quão bom são os seus produtos ou serviços, imagine para a comunidade. E esse deveria ser um pensamento estratégico. As pessoas que trabalham em sua empresa moram, interagem com a comunidade. Então o que vejo às vezes é que essas pessoas tem mais força, ao falarem sobre a empresa que trabalham que mil propagandas.

São tantos os canais em que o endomarketing pode ser utilizado. Nada de pirotecnia aqui, coisa simples como um mural mesmo, um painel na entrada da empresa, vamos lá, com um pouco mais de esforço, não muito, um jornal interno, bem feito, na linguagem do colaborador, com boas matérias e voltado para o público interno.

Diga-me aí qual a dificuldade de compreender esse conceito, de buscar fontes para implantar uma estratégia que conquiste primeiramente o cliente interno através das mesmas técnicas que a empresa vai utilizar para seduzir e fazer a clientela ficar apaixonada por seus serviços e produtos?

Agora, pasmem, é qual o resultado de se utilizar o endomarketing de forma correta na sua empresa? ENGAJAMENTO completo de sua equipe, de seus colaboradores, de gente que, cotidianamente, ajuda aquele projeto, aquele “sonho” se tornar realidade.

Além de fazer fluir um clima organizacional saudável através da transparência de seus propósitos de sua missão, a empresa tem inúmeros outros ganhos indiretos na gestão de seu pessoal.

E quando começar? Na reunião de hoje à tarde, no início do turno amanhã cedinho, no almoço coletivo com toda a equipe. Não importa, o que é fundamental é começar o quanto antes a utilizar todo o potencial do endomarketing em sua empresa.

Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.

jeantavares@bol.com.br

Crédito da Foto: Reprodução/Samplify

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