A quinta edição do Iron Macho vai reunir kitesurfistas de todo o Brasil e do mundo para 17 dias de desafios, resistência e superação no downwind de 1,2 mil km pelo litoral do Nordeste. Entre os dias 10 e 22 de setembro, a kitetrip vai passar pelos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.
Ao todo, são mais de 130 praias da costa nordestina mapeadas pelo Iron Macho. A aventura vai começar por São Miguel do Gostoso, a 102 km de Natal.
– O Rio Grande do Norte vai se destacar por receber esse evento e se consolidar como um destino perfeito para a prática de esportes de vento como kitesurfe e windsurfe. Esse segmento movimenta a economia e demonstra cada vez mais os potenciais do nosso litoral – contou Bruno Reis, presidente da Emprotur.
Podem participar homens e mulheres a partir de 18 anos, com bom preparo físico, que já participaram das versões anteriores e possuem o “Iron Macho-Certification” ou que já tenham realizado downwind de 40 km de distância por dia, comprovado por plataformas como Garmin Connect e Relive – GPS. Caso não se encaixe nessas duas opções, o (a) kitesurfista deverá realizar o “Iron Macho Certification”, que consiste em um teste para de certificação sobre a experiência com o esporte.
A inscrição pode ser feita pela internet e dá direito à participação no evento, hospedagem com café da manhã, lanches durante o percurso (água, frutas e sucos), carros e barco de apoio, camisa personalizada, guias com rádio e GPS, fotos e vídeo documentário e certificado de “Cabra Macho” para aqueles que completarem o percurso de 1,2 mil km.
O participante pode escolher entre seis categorias: Iron Pivete (200 km percorridos em três dias); Iron Macho (400 km percorridos em cinco dias); Super Macho (600 km percorridos em sete dias); Macho Selvagem (800 km percorridos em 10 dias); Macho Extreme (1.000 km percorridos em 13 dias); e Cabra Macho (1.200 km percorridos em 17 dias).
Imagem: Rogério Vital
Fonte: G1 RN