Um dia todo dedicado ao aprendizado. Foi assim a quinta-feira (29), para um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino que participam ativamente da formação continuada promovida pelo Departamento de Ensino Fundamental, e que visitaram o Espaço Ecoposto Energia Eólica. O Ecoposto pertence a Companhia Energética do Rio Grande do Norte e está localizado em Maracajaú no município de Maxaranguape, distante 51km de Natal.
Além do Ecoposto, os professores das disciplinas de Ciências e Língua Inglesa conheceram um parque eólico e o município de Touros, distante 84Km da capital, com uma visão interdisciplinar para aplicar os conhecimentos históricos, econômicos e sociais nas disciplinas que lecionam.
Para a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Kátia Maria Pereira, a proposta é buscar e discutir diferentes estratégias metodológicas para se trabalhar em sala de aula. “Acreditamos que a aula de campo se constitui como uma estratégia didática relevante para o processo de ensino aprendizagem, pois potencializa a construção dos conhecimentos. Nossos professores tiveram a oportunidade de conhecerem o Ecoposto de Maracajaú e nesse espaço foi viabilizado discussões sobre a geração de energia com ênfase na energia eólica. Essa discussão o professor irá levar para a sala de aula, discutir com seus alunos uma postura ética e crítica quanto ao uso da energia, quanto o uso consciente e responsável”.
Com uma rotina de lecionar em três escolas da Rede Municipal de Ensino, a professora de Ciências, Arkeley Xênia Souza, destaca a importância da relação da aula de campo com a prática da sala de aula e a importância da necessidade dessa integração. “Quero trazer a ideia que as aulas de campo, elas constituem na sua essência verdadeira reação dialógica. Essa reação compreende diversos aspectos, seja biológicos, históricos, sociais e artísticos. Eu acredito que podemos observar na essência do que nos foi colocado no espaço Ecoposto, a ideia de aulas de energia, considerando a temática sobre energia eólica, com o objetivo de conscientizar através da importância da geração e do uso das energias renováveis. No processo ensino aprendizagem, nós professores nos colocamos diante de desafios, e é justamente pegar o que está dentro desse aspecto teórico e tornar muito mais lúdico para o aluno”. A professora Arkeley Souza atua nas seguintes unidades: Escola Municipal Profª. Terezinha Paulino, Escola M. Veríssimo de Melo e Escola M. Profª Maria Alexandrina Sampaio.
“Como a Língua Inglesa é uma linguagem de idioma, ela está aberta para se tratar de qualquer assunto. No caso específico da cidade de Touros (RN), por se tratar de uma cidade turística, com tradições, culinária, profissões específicas voltadas para o mar, são temáticas que se pode explorar dentro da disciplina, como por exemplo, o 9º ano do Ensino Fundamental, que pode trabalhar a questão ambiental, o que tem acontecido na região, como o poder público tem investido para melhorar aquela área, como tem crescido a geração de energia eólica. Todos esses aspectos podem ser contemplados em uma aula de campo e inseridos na disciplina de Língua Inglesa”, destacou a professora.
O sexto ano trabalhando as profissões que são inerentes a região, tanto na lida com o mar como a lida do turismo, sétimo ano poderia trabalhar a vivência, quando você vai ao lugar o que você ver, oitavo e nono ano se poderia trabalhar a questão ambiental, já se é um foco bem maior em relação a essa questão por exemplo, o que tem acontecido na região, como o governo tem investido para melhorar aquela área, como tem crescido a geração de energia eólica. Todos esses aspectos podem ser contemplados a uma aula de campo como essa, e o vocabulário que pode ser usado a qualquer nível, atendendo ao critério de qualquer série. Em língua inglesa ele é extremamente propício e tudo que se viu aqui, pode ser inserido na língua inglesa. Disse a professora Eliúde Tindô R. Vasconcelos, que leciona na Escola Municipal Profª Maria Madalena Xavier de Andrade.
A professora de Língua Inglesa, Sílvia Sørensen, destacou outro aspecto da aula de campo. “Compartilhamos experiências com nossos colegas da disciplina de Ciências, o que nos proporcionou outras possibilidades para levarmos conhecimento aos nossos alunos através de vivências”. A professora atua na Escola M. Irmã Arcângela.
Imagem: Reprodução
Fonte: Prefeitura de Natal