População cobra solução para contaminação de água por nitrato

Publicidade

No domingo (1º), ambientalistas, estudantes, pesquisadores, vizinhos, parceiros e visitantes amigos do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte se mobilizam para dar um “abraço” no Parque da Cidade.

O objetivo é chamar a atenção da sociedade e das autoridades municipais para que tomem providências urgentes e salvar a água que abastece 17 bairros da capital potiguar. A concentração se dará nas três entradas do Parque (Prudente, Cidade Nova e Cepema (antigo horto Pitimbu), a partir das 9h.

Na sexta-feira (30), os moradores dos bairros da Zona Oeste de Natal se reuniram na Avenida Miguel Castro, bairro Lagoa Nova, para tratar da qualidade da água de Natal, que está contaminada com níveis altos de nitrato (muito acima do que é permitido por lei). Eles também discutiram a importância do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte para a proteção e preservação do aquífero Barreiras.

Os bairros atingidos pela contaminação na água são: Candelária, Lagoa Nova, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Nazaré, Bom Pastor, Felipe Camarão, Neópolis, Capim Macio, incluindo as localidades de Nova Cidade, Km 6, Cidade Jardim, Parque das Colinas, San Vale, Conjunto Jiqui e Potilândia.

Lamarcos Vital, gerente da qualidade de produto da Caern, falou sobre o problema. “Nosso sistema é composto pelo manancial de superfície, a gente faz o zoneamento a ponto de reservatórios para conseguir fazer a diluição das águas. Agregado a isso, podemos pensar em um novo plano diretor para solucionar este problema”.

Fonte: OP9 RN

Imagem: iStock

Sair da versão mobile