Capitalismo e a sua liberdade!

Publicidade

Dificilmente algo tenha sido mais atacado neste mundo do que o capitalismo. Capitalismo é aquele sistema econômico que privilegia o lucro acima de tudo, deixando de lado as preocupações e responsabilidades sociais.

Bem, isto é o que nos foi ensinado nas escolas, pelo menos nos anos 80 e 90, mas a verdade é realmente é esta?

Vamos aos fatos baseados na Inglaterra de 200 anos atrás:

Mais de 90% de sua população vivia nas áreas rurais e não eram consumidores das pequenas indústrias, principalmente as tecelagens que produziam especialmente para a classe burguesa da época. Esta pessoas realmente eram miseráveis.

O crescimento da população rural (ainda mais) fez com que as pessoas sem direito a terras (excedente populacional) não tivessem moradias, empregos ou algo que pudesse sustentá-los (párias), pois nas cidades as indústrias eram pequenas e voltadas para um público muito pequeno, apenas para aqueles ricos, com posses, pois os preços dos produtos, devido a baixa produtividade, eram caros.

Foi neste cenário de necessidade que surgiram as primeiras tecelagens voltadas à manufatura de produtos mais baratos, com altíssima produtividade, que pudessem ser consumidos por toda a população menos abastada, fazendo com estas pequenas indústrias crescessem rapidamente, gerando uma grande quantidade de empregos nas cidades, usufruindo do trabalho daqueles ex-miseráveis que, com empregos garantidos, passaram a fazer parte de um novo mercado consumidor, que cresceu rapidamente.

Foi este sistema, totalmente inclusivo, que foi replicado por parte da Europa rapidamente, fazendo com que os índices de miséria absoluta recuassem ligeiramente. Uma verdadeira revolução social através da livre iniciativa, do livre mercado que é a maior característica do sistema capitalista. Sistema este que quem manda na roda é o consumidor que tem a possibilidade de escolher entre produtos semelhantes, porém que podem diferir em qualidade ou preço. Isto se chama liberdade, algo que não existia antes deste sistema “nefasto e injusto”. Sistema este que privilegia o trabalho, a produtividade e a vontade de vencer. Sistema este que bonifica as diferenças qualitativas entre as pessoas e empresas, entendendo que não se deve impor igualdade entre desiguais. Sistema este que o Brasil ainda não conhece, pois a livre iniciativa sequer engatinha por estas bandas.

O Estado tutela de várias formas a iniciativa privada, seja com altíssimos impostos na produção e no consumo, seja nos subsídios escolhidos por critérios nebulosos ou seja na absurda regulação e burocracia asfixiante que impede que os empreendedores foquem no objetivo principal de uma empresa: produzir.

Tudo o que temos hoje de avanços tecnológicos, devemos ao capitalismo e a concorrência. O progresso depende da competição e da perseguição do sucesso.

Os números comparativos entre os países que detém maiores índices de liberdade econômica (livre mercado, concorrência e baixa regulação estatal) para aqueles que têm suas economias mais controladas pelo Estado, (Brasil entre eles, pois ocupa hoje a 150.ª posição no ranking de Liberdade Econômica – fonte: Heritage Foudation/2019) mostram que os países mais ricos têm sua população vivendo melhor. Por isto fica claro que o capitalismo depende da Liberdade e a Liberdade depende do capitalismo. É uma correlação totalmente validada por números cada vez mais claros.

Voltemos às escolas:

“Para construir um mundo melhor, nós precisamos ter a coragem de fazer um novo começo. Nós precisamos remover os obstáculos com os quais recentemente a loucura humana tem bloqueado nosso caminho e liberar a energia criativa dos indivíduos. Nós precisamos criar condições favoráveis ao progresso em vez de “planejar o progresso”. O princípio central de qualquer tentativa de criar um mundo de homens livres deve ser este: uma política de liberdade para o indivíduo é a única política verdadeiramente progressista”. (Friedrich A. Hayek)

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Acesse:

Sair da versão mobile