A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) afirmou que até a próxima quarta-feira, 21, a coleta de lixo será normalizada na capital potiguar. De acordo com a Urbana, o problema está no acúmulo de sujeira que houve na época em que a empresa Vital Engenharia, responsável pelo recolhimento nas zonas Leste e Sul da cidade, paralisou suas atividades após reclamar de pagamentos não realizados pela Companhia.
A situação do recolhimento de lixo, segundo a Vital Engenharia, que foi paralisado na sexta-feira, 9, teve seus serviços normalizados desde a terça-feira, 13, da semana passada, quando houve um acordo entre a Urbana e a empresa, e os pagamentos em atraso foram quitados.
“O pagamento foi efetuado pela contratante na última terça-feira, tendo sido os serviços de coleta domiciliar retomados em seguida. A Vital informa que o serviço agora está normalizado”, afirmou à reportagem do Agora RN por meio de sua assessoria de imprensa.
Porém, de acordo com a Companhia, devido ao excesso de lixo nas ruas, o serviço ainda não pôde ser totalmente concluído. A Urbana chegou a informar que cerca de duas mil toneladas de lixo ficaram acumuladas nas vias.
Devido a reclamações da empresa com relação a atrasos de pagamentos de três meses, a coleta foi interrompida, porém, a Urbana negou que houvesse este atraso. Mediante a esta situação, garis terceirizados paralisaram porque não receberam o último salário. Maiores informações sobre os valores não foram divulgadas.
Fonte: Agora RN
Imagem: José Aldenir