Palcos lotados e comunidade engajada são os destaques da 2.ª edição da Campus Party Natal

A nova área do Centro de Convenções de Natal recebeu entre sexta-feira, 16, e domingo, 18 de agosto, a segunda edição da Campus Party Natal, maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. Com o apoio do Governo do Rio Grande do Norte e da Prefeitura do Natal, mais de 20 mil pessoas passaram pelas três áreas do evento: Arena, Camping e Open Campus. Cerca de 750 pessoas ficaram acampadas e puderam acompanhar as mais de 150 horas de programação que contou com 145 palestras e 46 workshops nas diversas áreas de conhecimento que permeiam a Campus Party.

“A Campus Party é um exemplo da importância de investirmos em educação, pesquisa, tecnologia e em empreendedorismo. É uma amostra do quanto a tecnologia pode contribuir em melhorias à sociedade nas mais diversas áreas, inclusive na prestação dos serviços públicos. Para o Rio Grande do Norte foi uma honra sediar pela segunda vez este evento e colocar os jovens, os estudantes, os mais diversos profissionais bem como a população potiguar diante da tecnologia é colocar o futuro do RN na direção certa para o desenvolvimento”, afirma Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte.

Governadora Fátima de Farias (imagem: Otaviano Lacet/JOLRN)

“A Prefeitura participou ativamente da Campus Party novamente este ano, desde o pré-evento com a divulgação que fizemos aqui e fora de Natal e principalmente durante a Campus. Foram dezenas de palestras nos palcos do evento e principalmente no estande da Prefeitura, a área Wellness, onde foram oferecidas várias práticas de medicina integrativa, atividades de esporte e lazer, parcerias com universidades e institutos educacionais. Levamos mais de cinco mil alunos da rede municipal ao Centro de Convenções, trocamos lixo eletrônico por acesso ao evento, em uma ação que uniu ao mesmo tempo conscientização e preservação ambiental e tivemos a oportunidade de em um hackathon buscar soluções tecnológicas para problemas na área da Saúde e Educação. Enfim, a Campus Party Natal foi um momento importante que se soma ao esforço do município em incentivar o empreendedorismo e a tecnologia, a exemplo do Parque Tecnológico criado a partir de incentivos fiscais do município e que hoje já gera mais de 700 empregos diretos”, diz Alvaro Dias, prefeito do Natal.

Prefeito Álvaro Dias (imagem: Otaviano Lacet/JOLRN)

Entre os 180 palestrantes da Campus Party Natal vale destacar a presença do papa do Linux e especialista em software livre, Jon “maddog” Hall, da líder de parcerias para a América Latina do Google, Juliana Vasconsellos e do designer 3D brasileiro que, por meio de programas de código aberto como InVesalius e Blender, tornou-se uma referência no campo da reconstrução facial forense, Cícero Morais. Além disso, a participação dos campuseiros e das comunidades do Natal fizeram com que os conteúdos apresentados nos palcos fossem mais aderentes a realidade da região e como consequência os palcos estiveram sempre lotados. “Chamamos os campuseiros a cocriarem a Campus conosco. Além do programa Call for Talks que contou com uma participação massiva, tivemos as comunidades oficiais – Dumont e Jerimum HackerSpace, LEP e Jerimum Valley, Boyzinhas Arretadas e DevOps RN – que nos ajudaram a construir cerca de 80% do conteúdo do evento”, explica Tonico Novaes, diretor geral do evento.

 Nós da comunidade Python acreditamos que as pessoas são maiores do que a tecnologia. Aqui na Campus podemos vivenciar essa filosofia na pratica e não em uma comunidade apenas. Esse espaço é muito importante”, conta Clara Nobre da comunidade Boyzinhas Arretadas, que aqui em Natal buscou falar principalmente da importância e do valor da mulher no segmento da tecnologia. Anderson Valentim, da comunidade Jerimum Hackerspace, destaca que a #CPNatal representa muito mais do que apenas um evento de tecnologia. “A Campus é um espaço onde o networking e a troca de conhecimento nos proporcionam experiências únicas que podem ser levadas para a nossa vida, impulsionando, principalmente o nosso futuro profissional”.

Na Arena também ocorreram os Hackathons, maratonas de conhecimento cujo objetivo era o de desenvolver soluções tecnológicas para o bem da humanidade. Entre sábado e domingo, foram realizados 3 desafios: Hackathon Justiça Federal no RN, que tinha como objetivo melhorar o atendimento da justiça para o cidadão;Hackathon Hackabeach, que buscava desenvolver soluções tecnológicas para melhorar a gestão de Educação e Saúde do Município de Natal; e Hackathon Governo Microlearning, que visava desenvolver soluções para treinamento e capacitação digital para o servidor público do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Uma característica muito importante dos hackathons realizados em Natal é que todos foram voltados para encontrar soluções que melhorem a vida da sociedade. Principalmente os hackas da Justiça Federal no Rio Grande e o da Secretaria Municipal da Saúde tiveram projetos que deixaram as comissões julgadoras impressionados e que devem ter viabilidade quando estiverem amadurecidas e finalizadas”, explica Fernando Tomé, coordenador de hackathons da Campus Party.

Open Campus

Na área aberta e gratuita ao público, os visitantes puderam descobrir um pouco mais sobre o universo maker, conhecer novos projetos tecnológicos e científicos de robótica, presenciar mostras de projetos acadêmicos e startups com ideias inovadoras. Além disso, o público pode acompanhar mais de 15 palestras no palco STEAM, metodologia integrada de conhecimentos nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática e que tem como objetivo formar pessoas com diversos conhecimentos preparando os alunos e cidadãos para os desafios do futuro.

“Nosso objetivo com a área gratuita é apresentar para a comunidade, que não é tão conhecedora da tecnologia, o que há de mais novo no ambiente tecnológico. Além disso, reservamos um espaço para debater a Educação do Futuro, tema de extrema importância para o nosso futuro, com oficinas e palestras tanto para as crianças, mas principalmente para os educadores”, complementa Tonico.

Include

Durante a #CPNATAL2 foram inaugurados dois laboratórios do projeto Include no Rio Grande do Norte. O primeiro foi aberto na sexta-feira, 16, na Escola Municipal Emérito Nestor Lima, em Parnamirim e o segundo, dia 17, no SESC – Potilândia, em Natal. O Include é promovido pelo Instituto Campus Party e consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia. O objetivo é identificar talentos dentro de comunidades menos favorecidas do país, criar vias para que possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa e, mais do que isso, prepará-los para que consigam levar soluções para a própria comunidade usando a tecnologia, sem depender da ajuda externa. “O legado da Campus Party é levar para as cidades pelos quais passa o que há de mais inovador e tecnológico em diversas áreas do conhecimento. Temos a área Open que já é uma forma de democratizar o acesso a essa tecnologia, porém com o Include, conseguimos entrar nas comunidades mais carentes, capacitar os jovens dessas regiões e promover uma maior inclusão tecnológica. Estamos muito felizes de termos inaugurado esses dois espaços agora, durante a Campus Party, mas temos o objetivo de inaugurar cerca de 10 mil espaços como esses em todo o Brasil nos próximos anos”, explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

Próximas Edições

 Campus Party Goiânia – Goiânia será a próxima cidade a receber a maior experiência tecnológica do mundo. Entre 4 a 8 de setembro, a #CPGoias ocorrerá no Shopping Passeio das Águas. Para mais informações, acesse: https://brasil.campus-party.org/campus-party-goias/

Campus Party Maricá – Nos dias 1, 2 e 3 de Novembro a cidade de Maricá receberá a #CPMaricá no Esporte Clube Maricá.

Campus Party Transire Amazônia – Manaus sediará entre 18 e 22 de março, na Arena Amazônia, a primeira edição da Campus Party.

Campus Party Brasília 4 – A quarta edição da Campus Party Brasília também já tem data confirmada. A próxima edição brasiliense ocorrerá entre 29 de abril e 3 de maio no Estádio Mané Garrincha.

Confira abaixo os principais números da Campus Party Natal

Produção e Tecnologia:

Outros Números:

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.

Sair da versão mobile