Método Paulo Freire será aplicado para alfabetizar natalenses

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Prefeitura do Natal fecharam uma parceria para tentar diminuir os índices de analfabetismo na capital potiguar, que conta atualmente com cerca de 50 mil analfabetos.

O projeto intitulado “Aprendendo Mais” foi lançado na segunda-feira (12) e tem o objetivo de alfabetizar adultos e idosos para promover requalificação profissional e, consequentemente, inserir mais pessoas no mercado formal de trabalho.

Ao todo, serão 750 vagas gratuitas divididas em 30 turmas espalhadas pelas quatro zonas de Natal. De acordo com a secretária de Educação, Cristina Diniz, a expectativa é que as aulas comecem na segunda metade de setembro. Nos próximos dias, a pasta irá divulgar detalhes sobre as matrículas.

A secretária acrescentou ainda que o trabalho será baseado na proposta metodológica do educador Paulo Freire, que defende a alfabetização além das habilidades de ler, escrever e contar, por meio da conscientização e da formação de cidadãos críticos e reflexivos.

A iniciativa é encabeçada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) que procurou o apoio da UFRN para reforçar o desenvolvimento da educação básica em Natal. “Não há desenvolvimento ou redução das desigualdades sociais sem educação de qualidade. Por isso, o apoio a essa ação reforça o nosso compromisso com a educação básica”, ressaltou o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo.

Fonte: OP9 RN

Imagem: Instituto Paulo Freire

Sair da versão mobile