ABC e Globo FC brigam contra a degola; veja como está a reta final da Série C

Depois de pouco mais de quatro meses de disputa, a Série C do Campeonato Brasileiro vai se encaminhando para a sua reta final, e as próximas duas semanas serão de tensão para 18 dos 20 times participantes. Com exceção de Sampaio Corrêa, que já está classificado, e Atlético-AC, já rebaixado, todas as outras equipes ainda têm missões a cumprir dentro do torneio. Seja a briga por uma vaga no G-4 de olho no mata-mata ou para fugir do rebaixamento para a Série D.

O GloboEsporte.com fez um levantamento mostrando o que cada um dos times envolvidos na Série C do Campeonato Brasileiro precisa fazer para atingir seus objetivos. As duas últimas rodadas estão recheadas de confrontos diretos e por isso prometem muita emoção para os torcedores.

De acordo com o site “Chance de gol”, especializado em matemática no futebol, os times do Grupo A precisam atingir hoje 29 pontos para se garantir no mata-mata. No Grupo B, a pontuação sobe para 30. Esse número pode mudar para a última rodada.

Grupo A

Classificado

Sampaio Corrêa: com 30 pontos, é o time que já está matematicamente classificado para o mata-mata da Série C. A briga agora é para terminar na liderança ou, na pior das hipóteses, em segundo lugar, o que lhe daria o direito de decidir a vaga para a Série B em casa.

Quem briga pelo G-4

Náutico: Com a vitória sobre o Sampaio Corrêa nesta segunda-feira, o Náutico chegou aos 27 pontos e se aproximou consideravelmente da vaga. Com uma vitória, está garantido. Se fizer apenas dois pontos nos dois próximos jogos vai torcer pra que o Ferroviário ao menos empate uma das últimas partidas.

Náutico vive um bom momento na Série C — Foto: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press
Náutico vive um bom momento na Série C — Imagem: Aldo Carneiro/ Pernambuco Press

Confiança: a pontuação calculada hoje para conseguir uma vaga segura é de 30 pontos. Mas, com 25 pontos, o time sergipano se classifica com uma vitória e um empate , desde que Imperatriz e Botafogo-PB tenham pelo menos um empate nas rodadas finais. A tabela agora aponta um jogo contra o Treze-PB, que briga contra o rebaixamento, no estádio Batistão. O time faz a última partida contra o Ferroviário, que hoje vem de cinco derrotas seguidas, fora de casa.

Imperatriz: Para não depender de ninguém, o time maranhense, na quarta colocação, deve focar nas duas vitórias. Tem os mesmos 24 pontos do Botafogo-PB, mas conta com a vantagem de ter uma vitória a mais. Encara o Ferroviário em casa e encerra a participação na primeira fase no duelo maranhense contra o Sampaio, fora.

Botafogo-PB: já não depende apenas dos próprios resultados. Com 24 pontos, precisa ganhar os dois jogos para ficar mais próximo da classificação, mas, ainda assim, precisa torcer para que Náutico, Confiança ou Imperatriz percam pontos. Mas pode até mesmo se classificar com 28 pontos – a depender do que a penúltima rodada reserve. Pega o Náutico, em casa, e encerra a primeira fase contra o Treze-PB, que briga contra o rebaixamento, fora de casa.

Botafogo-PB depende só das suas próprios forças para se classificar — Imagem: Paulo Cavalcanti / Botafogo-PB

Ferroviário-CE: o cenário do time cearense preocupa principalmente por causa do retrospecto recente. O Ferrão, que foi quem mais liderou o Grupo A, está em queda livre. Vem de cinco derrotas seguidas. Está com 23 pontos. Mas só depende dele. Como tem dois confrontos diretos na reta final, contra dois times que estão atualmente no G-4, pode se classificar com 29. Tem que vencer os dois jogos restantes, contra Imperatriz (fora) e Confiança (em casa).

Santa Cruz: outro que não depende só de suas próprias forças. E está em uma situação mais complicada porque tem que secar mais times. Tem de vencer os dois próximos jogos, contra Globo (em casa) e o clássico contra o Náutico (fora), para dar um passo rumo à classificação. Além disso, tem de torcer para que no máximo duas equipes alcancem os 28 pontos. Como tem menos vitórias que os concorrentes, perde nesse aspecto.

Santa Cruz precisa vencer seus jogos e secar os rivais — Imagem: Marlon Costa / Pernambuco Press

Quem luta contra o rebaixamento

No Grupo A, este bloco está bem dividido. E muito disputado. Globo-RN (oitavo, com 16 pontos), Treze (nono, com 15) e ABC (último, com 14) são os que brigam contra a degola. Dois vão cair.

O Globo-RN enfrenta Santa Cruz (fora de casa) e encerra a primeira fase com um confronto local, direto e decisivo contra o ABC. O ABC pega o líder Sampaio Corrêa na penúltima rodada. Os dois jogos do Treze são contra o Confiança (fora de casa) e Botafogo-PB (em casa), nesta ordem. Segundo o “Chance de Gol”, hoje são precisos 22 pontos para escapar do rebaixamento. Só o Globo pode alcançar essa pontuação.

Mas isso não quer dizer que só o Globo pode escapar. O aproveitamento das equipes é o que dita a matemática rodada a rodada. Para se ter uma ideia, quem atingir 20 pontos (todos podem atingir essa pontuação) hoje tem 90% de chances de permanência.

ABC briga para não ser rebaixado — Imagem: Divulgação/ABC

Grupo B

Quem briga pelo G-4

Seis times ainda brigam pelas quatro vagas do Grupo B, mas o Juventude lidera com certa folga e está numa situação confortável. Depois dele, Ypiranga-RS. São José-RS, Volta Redonda, Paysandu e Remo estão bem nivelados na disputa por outras vagas. De acordo com o site “Chance de Gol”, a classificação garantida hoje se daria com 30 pontos, mas o número pode mudar para a rodada final por conta da quantidade de confrontos diretos.

Juventude vive bom momento no Grupo B e está quase garantido no mata-mata — Imagem: Arthur Dallegrave/ECJuventude

Juventude: lidera com certa folga e hoje precisa de uma vitória nos dois últimos jogos para se garantir com tranquilidade. Enfrenta dois adversários do G-4: Volta Redonda e Ypiranga-RS. Pode se classificar até se perder as duas, mas precisaria de uma combinação de resultados.

Ypiranga-RS: na teoria precisa de duas vitórias neste momento para atingir a pontuação segura neste momento. Pega o Boa Esporte, que briga na parte de baixo da tabela, e o líder Juventude nas últimas rodadas.

São José-RS: mais um time gaúcho que entra na reta final da fase de grupos da Série C numa situação confortável e, assim como o Ypiranga, precisa de duas vitórias para chegar aos 31 pontos. Enfrenta o Remo e o Volta Redonda. Pode se classificar até com dois empates, mas no velho esquema da secada nos rivais.

Volta Redonda: enfim um time que não é gaúcho no G-4 do grupo B. O time carioca está na quarta colocação com 24 pontos e também precisa de duas vitórias. Pode passar até com apenas uma vitória, mas precisaria secar os rivais. Os adversários são os concorrentes diretos Juventude e São José.

Volta Redonda está no G-4, mas precisa pontuar bem para se classificar — Imagem: Reprodução

Paysandu: também tem na prancheta do técnico Hélio dos Anjos o objetivo traçado com seis pontos para conquistar. Está fora do G-4 neste momento, mas pelos confrontos diretos, caso vença os dois jogos, se garante no mata-mata. Enfrenta Luverdense e Remo.

Paysandu vem crescendo, mas precisa vencer e secar rivais para entrar no G-4 — Imagem: Jorge Luiz/Ascom Paysandu

Remo: é quem menos tem chances de se classificar. Neste momento, não tem condições de atingir os 30 pontos e por isso precisa vencer os seus dois jogos e torcer para que osoutros resultados já comecem a ajudar na próxima rodada. Pega São José e Paysandu.

A briga para não cair

Dos quatro times que restam, um já está rebaixado. O Atlético-AC caiu na última rodada ao perder para o Paysandu. Outros três – Tombense, Boa Esporte e Luverdense – brigam para fugir da última vaga que resta para o rebaixamento.

Tombense: a equipe mineira é a que tem a situação mais confortável das três. Tem 17 pontos e dois jogos contra times da parte de baixo da tabela (Boa Esporte e Atlético-AC). Uma vitória garante a equipe na próxima edição da Série C.

Tombense, do meia Ibson, briga contra o rebaixamento para a Série D — Imagem: Arthur Dallegrave/Juventude

Boa Esporte: também precisa de apenas uma vitória. Tem o confronto direto contra a Tombense e um jogo complicado diante do Ypiranga-RS.

Luverdense: está na zona de rebaixamento neste momento e precisa vencer os dois jogos e ainda torcer para que Tombense ou Boa Esporte pelo menos empatem um dos dois jogos.

Já caiu

Atlético-AC: com apenas oito pontos, o Atlético-AC já está rebaixado para a Série D. A equipe, que foi bem no ano passado, foi rebaixada no último final de semana ao perder para o Paysandu.

Fonte: Globo Esporte

Sair da versão mobile