Natal: Seharpe e Conselho de Arquitetura do RN firmam parceria

Publicidade

Em uma parceria inédita no serviço público, a Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estrutures (Seharpe) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Norte – CAU/RN irão trabalhar de forma conjunta para formatar projetos na área de habitação social no município. A primeira iniciativa dessa ação integrada será desenvolvida no Conjunto dos Garis, na Redinha. Os detalhes da parceria foram acertados nesta segunda-feira (02) em uma reunião entre o titular da Seharpe, Carlson Gomes, e a diretoria do CAU/RN, culminando na assinatura de um termo de cooperação técnica que será publicado no Diário Oficial do Município desta terça-feira.

Carlson Gomes explica que as instituições já estavam conversando com vistas a implementar ações na área de habitação, sobretudo, na questão da regularização fundiária. “Quando pleiteamos recursos para executar um projeto de regularização fundiária temos muitas dificuldades, pois é exigido a presença das plantas de todos os imóveis. Temos deficiência nessa área e os profissionais do CAU/RN vão atuar justamente para preencher essa lacuna. Nesse primeiro momento, vamos agir no Conjunto dos Garis no projeto piloto. O melhor de tudo é que isso acontecerá sem nenhum ônus para o município. Não tenho a menor dúvida que será um sucesso e já estamos projetando novas medidas”, detalhou.

A medida também tem um importante componente pedagógico e de formação profissional: “O CAU/RN vai selecionar os arquitetos e os estudantes de arquitetura para a elaboração das plantas. Eles disseram que os estudantes tem muita dificuldade em estagiar nessa área de regularização fundiária e essa cooperação vai ser muito importante para o aperfeiçoamento dos profissionais”, disse Carlson. A previsão é que tanto as equipes de cadastramento e estudos sociais da Seharpe quanto a equipe do CAU/RN comecem a trabalhar no projeto do Conjunto dos Garis já na próxima semana.

Imagem: Assessoria de Comunicação/Seharpe

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile