Semdes e UFRN concluem Plano Municipal de Contingência de Natal

Publicidade

Natal vai contar com um Plano Municipal de Contingência (Plamcon) produzido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O documento proveniente da parceria técnico-científica foi concluído e apresentado ao poder Executivo Municipal.

O Plano de Contingência define os tipos de emergências com informações detalhadas sobre as características de cada área e os procedimentos padrões que devem ser acionados de maneira sequencial, no intuito de resolver ou minimizar situações de crise e desastres.

O Plamcon contém os aspectos relativos a prevenção, situação de crise e procedimentos necessários antes e após desastres com foco no restabelecimento da normalidade social. Um ponto de destaque é a necessidade do cadastro das famílias residentes em áreas de risco, medida essa que deve ser realizada por meio de um trabalho conjunto dos mais variados órgãos públicos no intuito de proteger a sociedade em casos de sinistro.

Para que o plano de contingência venha a fucionar é necessário a elaboração de ações integradas dos diversos órgãos que compõem a Defesa Civil Municipal, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Obras Públicas e Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social, Serviços Urbanos, Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde, Guarda Municipal e Urbana, além de órgãos estaduais e federais.

“No documento ficam definidas as responsabilidades de cada pessoa, desde o prefeito a quem cabe eventualmente decretar estado de calamidade ou de emergência, até a ação de secretaria com pessoal e equipamentos a serem mobilizados e as formas de interação com instituições que sempre atuam nesses casos como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Forças Armadas, Cosern, Caern, Cruz Vermelha entre outras”, explica a secretária Sheila Freitas, da Defesa Social.

O Plamcon passa agora por uma revisão final e pela atualização de alguns dados para em seguida ser sancionado e publicado oficialmente pelo prefeito Álvaro Dias. A elaboração do estudo ficou a cargo da equipe do Grupo de Pesquisa e Extensão em Ergonomia da UFRN (Grepe), coordenado pelo professor doutor Ricardo José Matos de Carvalho.

Imagem: Reprodução

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile