A palestra da professora Nilma Lino Gomes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ex-ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, abre oficialmente, na noite desta segunda-feira, o III Congresso Internacional da Associação de Professores de Literatura Africana – AFROLIC 2019. As atividades do evento começaram pela manhã, no Instituto Ágora, com exposições dos professores Luis Tomás Domingos e Carlos Subuhana, de Moçambique. Uma mesa de lançamentos e entrevistas, também agendada para a manhã, foi transferida para a noite, devido à impossibilidade da professora comparecer nesse horário.
Esta é a primeira vez que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sedia o AFROLIC, encontro internacional que reúne professores, escritores, pesquisadores e estudantes da área de Letras, particularmente os interessados em Literatura Africana.
O AFROLIC 2019 tem como tema Literatura, Desigualdade e Ensino e, além da professora Nilma Lino Gomes, tem confirmada as presenças da poeta portuguesa Ana Mafalda Leite e da estudiosa Inocência Mata, ambas professoras na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da escritora angolana Paula Tavares.
Conferências e mesas temáticas, debates e apresentações culturais movimentam a programação, que se estende até o dia 31, quarta-feira, com a presença de escritores e estande para a venda de livros.
Outras informações através do site www.afrolic.com/afrolic-2019.
Fonte: AGECOM/UFRN
Imagem: AFROLIC/divulgação