A Secretaria Municipal de Educação de Natal, por meio da Comissão Permanente de Concurso Público (Compec/SME), publicou no Diário Oficial do Município da última sexta-feira (26), o edital nº 03/2019 para seleção simplificada para as funções de professores-alfabetizadores e coordenadores de turmas, que atuarão no novo Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos, denominado “Aprendendo Mais”.
As inscrições serão abertas na segunda-feira (29) e seguem até o dia 02 de agosto de 2019, das 8h às 14h – na sala da Compec na Secretaria Municipal de Educação (Rua Fabrício Pedroza, 915 – Areia Preta – 5º piso – sala 509). O edital com todas as informações necessárias para o processo de seleção está disponível no site www.natal.rn.gov.br.
Poderão disputar as vagas de professores-alfabetizadores pessoas com nível médio Magistério ou curso superior de Pedagogia, enquanto para coordenador é exigido nível superior com licenciatura plena em Pedagogia. Os salários são de R$ 1,5 mil para coordenadores e R$ 1,2 mil para os professores.
A seleção ocorrerá em duas fases distintas, cada uma delas eliminatória, sendo a primeira, análise curricular e a segunda, uma carta de intenção, que deverá ser produzida pelo candidato. Após a avaliação, a Secretaria Municipal de Educação divulgará uma classificação e convocará os selecionados de acordo com a necessidade do Programa “Aprendendo Mais”.
Os interessados deverão preencher o formulário de inscrição na sala da Compec/SME, e, consequente, a entrega dos documentos, que deverão estar em envelope tamanho ofício, com nome, CPF, data de nascimento escritos na frente.
Deverão ser entregues, também, cópias, acompanhadas da apresentação dos respectivos originais: currículo; RG; CPF; comprovante de residência; uma foto 3/4; escolaridade; a experiência profissional, a partir de 2014, deve ser comprovada mediante apresentação de declaração expedida pelo órgão empregador em papel timbrado, contendo CNPJ, endereço completo, inclusive telefone, nome legível, função e carimbo do funcionário responsável ou apresentação de Carteira Profissional original e cópia; as declarações que comprovem experiência profissional devem explicitamente informar o período trabalhado, início e fim com dia, mês e ano.
Segundo o edital, a carga horária do Programa Aprendendo Mais será de 20h semanais, sendo 12h30min em sala de aula, distribuídas de segunda à sexta-feira, no turno noturno; e mais 7h30min para confecção de materiais, produção de portfólio, encontros pedagógicos, dentre outras atividades pedagógicas.
Ao ser convocado, o professor-alfabetizador atuará com uma turma de alfabetização composta, no mínimo, por 25 alunos não alfabetizados. Já os coordenadores de turmas vão assessorar os professores-alfabetizadores e respectivas turmas, analisando as demandas no planejamento, em busca de resoluções, entre outras funções.
Fonte: Portal no Ar
Imagem: iStock