“O povo do RN e do Nordeste e exige e merece respeito”. A declaração é da governadora do estado, Fátima Bezerra (PT), acerca das declarações do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre a região. As declarações foram repudiadas pelos governadores do Nordeste.
Em café da manhã promovido sexta-feira (19), sem saber que sua voz estava sendo captada, ele declarou a seguinte frase: “Daqueles governadores de ‘paraíba’ o pior é o do Maranhão”. Bolsonaro se referia a Flávio Dino (PC do B).
De acordo com Fátima Bezerra, “o presidente não tinha o direito jamais de se referir à região Nordeste daquela maneira”. “Remonta os tempos do coronelismo”, afirmou. As afirmações de Fátima Bezerra foram feitas durante entrevista à jornalista Georgia Nery, que retornou ao comando do Jornal do Dia nesta segunda-feira (22).
Além de falar sobre a polêmica envolvendo o Nordeste e Bolsonaro, a governadora – primeira entrevistada dessa nova fase do JD – informou sobre a antecipação do calendário do concurso da PM e sobre os salários atrasados.
Ela confirmou também que o Rio Grande do Norte terá uma reforma da previdência. Segundo ela, falta apenas uma definição federal para resolver se as mudanças serão feitas pelo Congresso ou o governo estadual terá de encaminhar projeto à Assembleia Legislativa.
Fonte: OP9 RN
Imagem: Fábio Rodrigues Pozzebom