Hoje eu quero falar sobre algo que poderá mudar completamente a sua maneira de ver as coisas; sobre uma das grandes mentiras que nos contam e vamos aceitando “ao natural”. E se não tivermos cuidado pagaremos um preço alto por acreditar nela.
A mentira é: existe um caminho para o fracasso e um caminho para o sucesso.
Deixe-me lhe dizer uma coisa. Acreditar nesta mentira é o mesmo que uma autoimolação, ou seja, atear fogo em seu próprio corpo. É crueldade. Porque imagine aí se você, sem a mínima consciência, GPS ou acesso a placas de sinalização, viesse a pegar o “caminho do fracasso” e só se desse conta disso ao final do percurso? Trágico, não?
Ah… Esqueça, também, essa lorota de “atingir o sucesso”, como se fosse um alvo a ser batido! Chega a ser infantil se levarmos em conta a natureza da vida e sua finitude.
Reflita comigo para melhor entender… Somos todos seres semelhantes? Sim, porém únicos.
Percebemos o mundo da mesma maneira? Não. O mundo é percebido por meio dos nossos relacionamentos (intrapessoal e interpessoal) e da forma que aprendemos a ver, ouvir, falar e sentir.
O fato é que também não funcionamos como uma linha de produção industrial fordista! A vida é muito mais louca, complexa e imprevisível. Ainda bem! Que triste seria se assim não fosse. Não teria graça!
Então, o que preciso lhe dizer é simples: não existem dois caminhos distintos. O caminho é um só. O seu caminho nesta existência.
É uma estrada de mão dupla. De um lado da pista você caminhará colhendo resultados negativos; do outro, colhendo os resultados positivos.
Esta é a tônica de nossas vidas. Caminhar e colher resultados coerentes com as nossas escolhas.
A qualidade dos resultados dependerá de muitos fatores (alguns inexplicáveis), mas três são estruturais e passíveis de explicação: planejamento, ação e melhoria contínua. Quanto melhor executada esta tríade, mais e melhores resultados positivos tendem a ser colhidos.
Porém talvez você esteja a se perguntar: – Mas existe o fracasso, né?
Sim. Acredito que o único fracasso é a desistência. Os resultados negativos são referências para a melhoria contínua.
– E o sucesso? Ele existe?
Certamente. Sucesso é sinônimo de felicidade.
Felicidade é um estado. Não é uma busca insana. É a vida que vale por si só. Assim, não existe um caminho para o sucesso. O que existe é uma caminhada com sucesso, isto é, uma caminhada que valerá por si mesma, independentemente do destino, pois este será o somatório das escolhas e dos resultados construídos e colhidos ao longo da jornada!
Sucesso a você!
Diego Rio Grande
Prof. de Ciências Humanas e Coach Educacional