Iniciado em 2012 em Natal, o Prosus é um serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), totalmente subsidiado pela Prefeitura do Natal, no qual a população recebe determinados medicamentos de forma gratuita. Atualmente, o Prosus já conta com uma média mensal de 1.400 pacientes atendidos para o programa de insumos, 800 pacientes para insulina, 1200 para fraldas, 50 para gestantes com trombofilia e 170 para pacientes com bexiga neurogênica, totalizando 3.620 pacientes atendidos.
Segundo a farmacêutica responsável pelo Prosus, Roberta Rocha, são disponibilizados cinco programas: o programa de insumos, que dispensa fitas e lancetas; o de insulina, que atende a população com insulina para diabéticos tipo 1 e diabéticos tipo 2 com critérios (comorbidades relacionadas à diabetes); o programa de fraldas, que dispensa além de fraldas descartáveis, compressas de gazes estéreis e sondas uretrais estéreis e descartáveis; programa para pacientes gestantes com trombofilia, que recebem o medicamento enoxaparina; e o programa de bexiga neurogênica, onde os pacientes recebem sonda e itens relacionados ao uso da sonda, como álcool, esparadrapo, luvas, ataduras, gases, seringa, saco coletor de urina, água boricada, clorexidina, soro e máscara.
Para contar com o benefício, o usuário precisa passar por duas etapas. A primeira etapa é o cadastramento com a assistente social. A segunda é ir à farmácia portando o laudo médico, a receita com o nome próprio, a medição/insumo que ele necessita e o cartão do SUS. Para ser atendido pelo programa de fraldas, é necessário também a comprovação de renda de até um salário mínimo.
Wilson Freire da Silva, que é aposentado e usuário do serviço há três anos, faz o uso de fita de glicemia e insulina. “Sempre fui muito bem atendido pelo Prosus”, destacou. Já Janaína Souza, que foi buscar fraldas para a avó, também elogiou o serviço. “Nas vezes que faltam fraldas, eles resolvem rapidamente o problema”.
O atendimento à população é feito no Centro Integrado de Serviços em Saúde, localizado na rua São João de Deus nº80, no bairro das Rocas. A entrega dos insumos e medicações acontecem de segunda a quinta, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h, e nas sextas, das 8h às 14h.
Imagem: Daniel Morais/SMS
Fonte: Prefeitura de Natal