Formada em sua maioria por estruturas antigas, 78 escolas, das 610 da rede estadual do Rio Grande do Norte, precisam de reformas por estarem com estruturas consideradas precárias e aguardam liberação de recursos para as obras. Ainda está sendo feito levantamento de quanto será necessário para atender a essas unidades. A maior parte delas está no interior do estado.
Outras 40 estão em reforma e a previsão da Secretaria de Educação é que as obras nessas escolas sejam concluídas até 2021.
O titular da Educação, Getúlio Marques, explicou que a secretaria fez um diagnóstico das escolas quando o atual governo assumiu, em janeiro deste ano, e chegou à conclusão que muitas escolas não tinham condição de funcionar por causa da estrutura. “Vimos que muitas escolas estão em condições difícil. Quarenta já estão em obras, outras 78 aguardam processo de manutenção, considerando as dificuldades financeiras”, disse o secretário.
O processo de obras nas 40 escola demanda de deslocamento de 17 mil alunos, mas o secretário garantiu que ninguém está descoberto de transporte ou sem aulas. Os alunos estão sendo alocados em escolas próximas ou em prédios alugados pela Seec/RN, principalmente para garantir segurança enquanto as obras são realizadas.
Uma das instituições de ensino que passa por reformas é a Escola Estadual Augusto Severo, em Petrópolis, com previsão de término para o final de julho. O serviço teve o seu contrato assinado em fevereiro de 2018, e estava previsto para ser concluído em outubro do ano passado. As obras contemplam todos os ambientes da escola e está orçada em R$ 1,7 milhão (recursos próprios do Estado). Atualmente estão sendo feitos acabamentos, como pintura e instalação de ar condicionado nas salas.
Fundada há 109 anos em Petrópolis, a Augusto Severo foi pioneira no RN no ensino para alunos com deficiência auditiva. A unidade atendia alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, distribuídos em dois turnos. Enquanto a reforma na escola não é finalizada, a instituição funciona em horário especial, das 10h às 16h. Cerca 400 alunos chegaram a ser relocados para a Escola Estadual Ulisses de Goes, no ano passado.
Expansão
Números
- 17 mil alunos enfrentam obras nas escolas, tendo horários alternativos ou deslocados para outras unidades.
- R$ 1,7 milhão é o valor aplicado nas 40 escolas que já estão com obras em andamento.
Cidades do RN com escolas em reforma:
- Umarizal
- Currais Novos
- Santa Cruz
- Natal
- Caicó
- Tangará
- Frutoso Gomes
- Ceará-Mirim
- Mossoró
- Alexandria
- Assú
- Martins
- Upanema
- Macau
- Marcelino Vieira
- Riacho de Santana
- Serrinha
- Almino Afonso
- Macaíba
- Arêz
- Tentente Ananias
- Caiçara do Norte
- Taipú
- Senador Elói de Souza
- Carnaubais
- Afonso Bezerra
- Jardim de Piranhas
- Gov. Dix Sept Rosado
- Lucrécia
- Venha Ver
- Nísia Floresta
- Grossos
Fonte: Tribuna do Norte
Imagem: reprodução/Google