Eu vou começar esse artigo com uma citação, atribuída ao grande físico Albert Einstein, “Conhecimento é ação, o resto é só informação”. Em poucas palavras, a mais pura verdade sobre a capacidade de transformar dados em resultados concretos através da prática é fundamental para o sucesso profissional.
Quanta informação nós temos hoje a nossa disposição?
Com o advento da internet e a explosão de plataformas como o YouTube e as redes sociais, nós somos inundados, tal qual um dilúvio, sobre ondas e mais ondas gigantescas de informações, conteúdos das mais diversas áreas, que chegam em profusão, diuturnamente, trezentos e sessenta e cinco dias por ano, a todo horário e por todos os lados e formas. São textos técnicos ou não, vídeos de todos os tamanhos e durações, sliders, posts, ferramentas, livros, áudio-books e mais uma infindável lista de formas de disseminação de conteúdo. Uma coisa gritantemente avassaladora.
Mas, e quanto de todo esse conteúdo colocamos em prática de verdade? Ou em outras palavras, o que fazemos com todo o conteúdo a que temos acesso?
Eis aí a principal de todas as questões. Não adianta, e quero que você pense bastante sobre isso, não adianta “morar” dentro de cursos, palestras, grupos de estudo, redes de conteúdo etc, ler duzentos livros por ano, ter três mestrados e quatro doutorados, participar de dezenas de fóruns de debate se você, no cotidiano, não coloca em prática nada do que estudou.
Vou fazer uma analogia matadora. Imagine que você está bem fora de forma. Decide mudar, ganhar aquele corpo esbelto, sarado e saudável. O que você precisa fazer? Comprar o maior número possível de livros de dieta? Ler todos os artigos e assistir a oitenta vídeo-aulas sobre metabolismo corporal e o mundo fitness… Isso basta? Sem a ação, nada, absolutamente nada acontecerá com o seu corpo. Aliás, corrijo, você ficará ainda mais sedentário, porque gastou muito tempo inerte.
Então vamos lá, o que fazer para lhe dar com esses novos tempos de conteúdo ilimitado?
Primeiro, conscientize-se de que o seu dia, independentemente de sua vontade ou não, tem exatamente vinte e quatro horas. Você precisa organizar como gasta o seu tempo, você precisa de disciplina para cumprir o que planejou em relação ao seu tempo. Aqui estamos falando de uma vida bem vivida e cuidado, o oposto disso é uma vida desperdiçada para a falta de foco, objetivo e direcionamento.
Segundo, filtre, filtre muito aquilo que procura aquilo que estuda. Lembre-se, se seu tempo é limitado, não dá para estudar ao mesmo tempo tudo sobre finanças, RH, marketing, vendas. Não pode ser assim, por uma razão simples, o volume de informações é gigantesco em qualquer área do conhecimento. Sim, pode até ser doloroso, mas você vai precisar deixar muita coisa de lado.
Terceiro e última dica, nunca se esqueça, todo o conhecimento precisa de um tempo para ser maturado, solidificado. Não pense que basta assistir a uma palestra sobre liderança que você já domina o assunto. Para todo e qualquer conhecimento que você busca, haverá um tempo para que você possa aprofundar, conhecer os detalhes, ler outras abordagens, enfim, tempo para que aquele conhecimento seja introjetado.
Agora, finalmente, coloque em prática o que estudou. Sim porque se você não exercita o que aprendeu você vai ter perdido tempo e oportunidade. Faça constantemente exercícios, escreva sobre o que está estudando, busque oportunidades, voluntárias ou remuneradas, de exercer o conhecimento que estudou.
Finalizo reforçando, conhecimento sem ação, sem prática real, é só informação e de informação o mundo está cheio.
Jean Tavares Leite é Psicólogo Organizacional e professor universitário.
Crédito da Foto: Microlins Guarulhos