Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Três estados brasileiros bem diferentes entre si, mas com algo em comum: o Rio no nome. Foi dessa semelhança que nasceu a agência de publicidade 3Rios, em 2008. Cada um dos três sócios era nascido em um desses lugares. E a agência já nasceu grande no quesito experiência: todo o quadro de fundadores e funcionários tinha, pelo menos, mais de uma década no mercado de comunicação em Natal. A maioria vinha de agências grandes e famosas. E esse foi o diferencial que fez a empresa se firmar no mercado local. “Quando a gente entrou no mercado, os clientes sentiam segurança na criação, nas negociações, por que a gente já sabia que essa parte era a espinha dorsal dos negócios”, disse Rafael Bezerra, sócio fundador da 3Rios, junto com Vânia Aurélio e Renata Aguiar.
Logo nos primeiros anos, a empresa mostrou a que veio, atendendo clientes de fora do Rio Grande do Norte. Durante o boom imobiliário no país, no final da primeira década dos anos 2000, a 3Rios foi a agência de publicidade da Colorado Empreendimentos, uma empreiteira com sede em Recife e com capilaridade em todo o Nordeste. “A empresa gostou do trabalho da gente, da nossa identidade, da honestidade, do nosso empenho, e nos fez o convite para atender a conta deles em toda a região. Isso foi um grande desafio pra gente. Deu tão certo que até hoje eles estão com a nossa empresa. Isso nos deu know-how para atender qualquer cliente, em qualquer lugar”, constatou Rafael Bezerra.
A partir daí vieram mais e mais clientes, de vários ramos diferentes, como empresas de turismo, clínicas, restaurantes, lojas do segmento do varejo. Uma variedade de clientes que fez com que a agência se firmasse no mercado e enfrentasse, com tranquilidade, a crise no setor imobiliário. “Se o cliente estava com a gente na hora do topo, por que a gente ia abandoná-lo depois? A gente manteve toda a nossa capacidade de atendimento, em todos os departamentos. Até hoje, o mercado imobiliário ainda não se recuperou totalmente, mas eu tenho esperança que ele volte a ser o que já foi um dia”.
Tríade do Sucesso
Com 11 anos no mercado potiguar, a 3Rios buscou consolidar a credibilidade e o sucesso com uma combinação de três elementos: agilidade, preço e criatividade. “O cliente não espera. E a propaganda potiguar tem uma diferença da propaganda de fora. O mercado daqui é de resposta mais imediata, com prazos mais curtos do que em outras estados. Aqui, a gente trabalha com essa velocidade. Se o cliente pediu ou se a gente detectou a necessidade, já levamos uma solução para ele com alternativas, tanto da parte criativa, como da parte de investimento”, detalhou Rafael Bezerra.
A criatividade é reforçada pela equipe jovem que trabalha na agência, o que ajudou oxigenar a empresa, com novas ideias e conceitos. O sócio da 3Rios ressalta que essa ebulição de ideias inovadoras é cercada de muita responsabilidade, observada de perto por quem já traz a experiência de anos de vivência no mercado. “É uma troca, é uma coisa mútua. Eles trazem a juventude, a novidade, e a gente adequa à necessidade do cliente. Não fazemos experimentalismo. A nossa experiência mostra até onde essas ideias criativas podem ir, sem colocar em risco os investimentos dos clientes”.
E o preço? Como oferecer um custo atraente para um cliente com um produto de qualidade, em um mercado competitivo, com contas até de regiões do sul e do sudeste do país, onde há uma infinidade de agências de publicidade? “Os custos de produção no Sul, Sudeste e, particularmente, em Recife são bem mais altos que os daqui. A gente consegue fazer mais barato sem perder a qualidade. A experiência de vários anos de mercado faz com que a gente conheça fornecedores, o pessoal do meio. Esse network facilita muito pra gente oferecer um custo acessível pra quem nos procura”, garantiu Rafael Bezerra.
Pioneirismo nas mídias sociais
Um outro diferencial da 3Rios foi o pioneirismo em relação às redes sociais. A agência se adiantou a um universo que seria explorado logo mais à frente e foi uma das primeiras empresas de publicidade da capital a criar um núcleo voltado para esse tipo de mídia. “A gente achava que era importante sair na frente. E surtiu efeito. Ao invés de contratar diretor de arte, redator, contratamos pessoas ligadas às mídias sociais, também formamos pessoas entre comunicação publicitaria e mídias sociais. Quando a gente tinha 3 anos trabalhando nesse segmento, outras empresas começaram a criar seu próprio núcleo. Foi uma forma da gente enxergar lá na frente o que ia acontecer no mercado”, concluiu Rafael Bezerra.
O interesse por esse universo novo da comunicação não ficou restrito a isso. Rafael Bezerra resolveu mergulhar ainda mais fundo e voltou a sentar no banco da universidade. O empresário fez o ENEM em 2016 e atualmente cursa Comunicação Social, com habilitação em Audiovisual. “Pra entender o que tá acontecendo com a comunicação”, pontuou.
A iniciativa de voltar à universidade também foi uma forma de tentar enxergar o mercado mais à frente, principalmente em relação a influência que os jovens têm na escolha de produtos e serviços. “Eu detectei nesses anos todo de internet que a juventude estava passando a ser um fator preponderante na decisão de tudo na casa dos pais. Desde a compra da tv, até a escolha do carro. Então, eu tenho que caminhar junto com eles para entender esse comportamento. Eu passei a enxergar certas coisas no mercado com outros olhos”.
Rafael disse que com esse conhecimento consegue orientar melhor os clientes que chegam à agência, sedentos pelo uso das redes sociais. “Todo mundo quer trabalhar com as mídias sociais. Elas são indispensáveis. Mas a gente conversa, orienta que essa ferramenta, sozinha, não vai trazer o resultado que ele almeja. Várias fontes de estudo que eu tenho acesso na universidade, trago aqui para a agência e utilizo diariamente. Quem busca conhecimento está sempre um passo à frente”, sentenciou.
Uma ideia na cabeça
A mudança nos hábitos de consumo, provocada pelas redes sociais, também trouxe consequências para o trabalho de uma marca. O acesso imediato a internet, por meio dos smartphones, fez de cada um de nós consumidores em potencial, abertos para novas possibilidades a todo instante. “A nossa grande busca é que o cliente não tenha apenas uma venda. A gente busca que o nosso cliente esteja na mente do consumidor na hora que ele quiser comprar determinado produto ou serviço. Temos uma preocupação de fazer uma boa comunicação para que aquela marca fique na mente do consumidor o máximo de tempo possível. Na hora da decisão, prevalece aquela ideia que está na cabeça do consumidor”.
Para isso, é necessário muito estudo, também auxiliado pelas mídias sociais, que oferecem ferramentas capazes de oferecer informações importantes para saber onde investir de acordo com o perfil do público. A participação do cliente nesse processo também é imprescindível. “Hoje, muitos dos nossos clientes já chegam com conhecimento nessa área e participam do processo de criação. A gente sempre conversa e chega num denominar comum, sempre pensando no melhor para o cliente”.
Crescer com metas
Para o futuro, os sócios fundadores da 3Rios, Rafael Bezerra, Vania Aurélio e Renata Aguiar, planejam um crescimento orgânico da empresa, pautado na busca pela inovação e por resultados. “Definir metas é uma coisa importante em uma empresa. Você não pode definir metas inatingíveis. Esse é o nosso princípio. O cliente da 3Rios crescendo, a gente cresce junto com ele. A satisfação dele é o nosso maior prêmio”, definiu.
Segundo os diretores, uma prova desse crescimento da agência já pode ser constatada com a recente filiação ao Sindicato das Agências de Propaganda do Rio Grande do Norte (SINAPRO/RN). “Nós sentimos essa necessidade para mostrar que a agência estava mais amadurecida no mercado. Estar filiada ao SINAPRO é uma forma de mostrar que fazemos uma boa propaganda, que usamos de boas práticas e estamos entre as maiores empresas do segmento no Rio Grande do Norte”.
Crédito das Fotos: Divulgação
Fonte: Blog da Juliska