Turismo & Sociedade

Capela de Cunhaú terá programação especial para celebrar os Santos Mártires - Foto: Canindé Soares

CÂMARA EMPRESARIAL DO TURISMO DA FECOMÉRCIO INICIA A ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PARA FOMENTAR ATIVIDADES TURÍSTICAS EM NATAL E NO RN

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, coordenou no início da tarde desta quinta-feira (4), no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa, reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Federação, que teve, na pauta, os primeiros debates para a construção de um conjunto de propostas para dar suporte à atividade turística em Natal e no Rio Grande do Norte. A ideia é que, tão logo estas propostas estejam consolidadas, elas possam ser apresentadas ao Governo do Estado e à Prefeitura, como uma contribuição para fomentar o segmento e, com isso, estimular o desenvolvimento econômico potiguar.

Presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz coordenou reunião da Câmara Empresarial do Turismo (CET) – Foto: Fecomércio RN

IMPORTÂNCIA DAS PROPOSTAS

O coordenador da CET, George Costa, chamou a atenção para a importância destas propostas, que devem ser elencadas e detalhadas pelas entidades que compõem a Câmara (16, no total, entre elas ABIH RN, Natal Convention Bureau, Abav RN, Sindetur e Abrasel). “Quando este documento estiver pronto, e que pudermos entregar tanto ao Governo quanto à Prefeitura, será um enorme serviço que iremos prestar ao nosso estado. Devemos agir alinhados aos entes públicos para que possamos voltar a ver o desenvolvimento da atividade”, disse Costa.

A IMPORTÂNCIA DO TURISMO

“Estamos começando a construir um trabalho consistente, fruto do conhecimento profundo que todos os membros desta Câmara têm da realidade vivida pela atividade turística do Rio Grande do Norte”, frisou o presidente Marcelo Queiroz, destacando que nunca é demais lembrar que o setor terciário – incluindo Comércio e Serviços, entre os quais se insere o Turismo – responde por mais de 70% dos empregos formais gerados e por quase 65% do PIB deste estado. Com informações da Fecomércio RN.

MAIS DESTAQUES DA SEMANA…..

Este Colunista na Escola da ALRN com os colegas jornalistas da Pós Graduação em Comunicação Pública – Foto: Arquivo Pessoal

A FORÇA DO TURISMO RELIGIOSO: SANTOS MÁRTIRES DO CUNHAÚ SÃO CELEBRADOS EM CANGUARETAMA

Com uma extensa programação, será iniciada neste domingo (7), em Canguaretama – Rio Grande do Norte, mais uma grande celebração dos Santos Mártires do Cunhaú. As festividades seguem até o dia 16 deste mês, Dia dos Santos Mártires do Cunhaú, com programações diárias e contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Canguaretama. Milhares de fiéis são aguardados na cidade. É a força do turismo religioso.

Canguaretama celebrar os Santos Mártires do Cunhaú – Foto: Canindé Soares

TRADIÇÃO NO TURISMO RELIGIOSO

Comandada pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a celebração dos Santos Mártires do Cunhaú já virou uma tradição no roteiro religioso do Rio Grande do Norte. A Missa por Cura, Benção das Velas e Envio dos Oratórios abre a programação neste domingo (7), às 10h, no Santuário Chama do Amor.

Nos dias 13 e 14, acontecem o MartFest e o MartBike, respectivamente. Momentos em que os fiéis ganham as ruas de Canguaretama, a pé e de bicicleta, manifestando a sua fé nos Santos Mártires e louvando a Deus. As novenas serão diárias, entre os dias 7 e 15, também no Santuário Chama do Amor.

Outro grande momento está marcado para o próximo dia 16, data oficial da celebração dos Santos canguaretamenses. A programação contará com alvorada festiva, acolhida, missa, show religioso, uma dramatização do morticínio e a Santa Missa Solene com Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.

SANTOS BRASILEIROS

Desde 2017, o número de santos brasileiros saltou de 06 para 36 no Vaticano. Em cerimônia comandada pelo Papa Francisco, os 30 Mártires de Cunhaú e Uruaçu foram declarados santos na canonização que foi acompanhada por aproximadamente 50 mil pessoas, que lotaram a Praça de São Pedro.

O movimento de turismo religioso foi iniciado desde a beatificação dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, que aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 5 de março de 2000. “A cada ano, o número de fiéis vem crescendo e movimentando a nossa cidade. Com a canonização, esse fluxo trazido pelo turismo religioso aumentou ainda mais, e Canguaretama está pronta para receber esses turistas”, declarou Fátima Marinho, prefeita do município.

Crédito das Fotos: Canindé Soares, Fecomércio RN e Arquivo Pessoal

 

 

Sair da versão mobile