franquia de The Witcher é um grande sucesso em todo o mundo, original da Polônia compõe de livros, histórias em quadrinhos, filme, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, videogames e recentemente a Netflix divulgou que fará uma série destinada da trama, que ambos os meios se difundiram a marca mundialmente. Mas originalmente a história surgiu em 1986, quando o Andrzej Sapkowski escreveu um conto chamado Wiedźmin (O Bruxo), para um concurso realizado pela revista Fantastyka.
O sucesso dos contos foi tanto, que o romance gerou imensas adaptações do trabalho de Sapkowski, como uma bem-sucedida série de videogames The Witcher, da empresa CD Projekt, que popularizaram o termo “The Witcher” (tradução direta de “Wiedźmin” para o inglês) pelo mundo.
The Witcher é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela CD Projekt RED e publicado pela Atari. Baseado na série de livros Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher se passa em um mundo de fantasia medieval e segue a história de Geralt de Rívia, um dos últimos bruxos restantes na Terra.
O jogo é utilizado a engine Aurora, propriedade da BioWare, além de uma versão para consoles usando uma engine totalmente nova e um novo sistema de combate, intitulada The Witcher: Rise of the White Wolf, iria ser lançada no outono de 2009, mas foi cancelada por conta de problemas com o pagamento da desenvolvedora da nova versão, a Widescreen Games. A CD Projekt RED trabalhou em uma sequência do jogo em 2009, The Witcher 2: Assassins of Kings, lançado em 17 de maio de 2011 no PC e em 17 de abril de 2012 no Xbox 360.
Fonte: O Barquinho Cultural