Por Fabiana Moura
Às 7h30 de uma terça-feira recente, a linha externa da fábrica Guararapes se estendia a 80 pessoas. Todos esperavam por um emprego – costurar roupas, limpar pisos, servir comida no refeitório da empresa e assim por diante. A linha se forma de novo ao meio-dia sob o sol quente da hora do almoço e no dia seguinte e no seguinte.
Com cerca de 11.000 trabalhadores, a Guararapes Confeccoes SA é a maior empregadora do estado do Rio Grande do Norte na costa nordeste do Brasil. Em um mês típico, a empresa contrata cerca de 100 pessoas; durante a temporada de férias movimentada, pode adicionar oito vezes mais. Para muitos moradores da capital Natal, também é sua melhor aposta: o desemprego está próximo de 14%.
Bya Ferreira trabalhou na portaria da fábrica por 16 meses, fazendo a triagem para o departamento de recursos humanos. Extrovertida por natureza, ela começou basicamente como voluntária, escapando de seu emprego oficial como aprendiz na biblioteca. Eventualmente, ela foi oficialmente transferida para a divisão.
“Quando eu dava discursos de orientação, podia ouvir as pessoas discutindo se eu era homem ou mulher”, disse Ferreira. “Eu estava tão orgulhoso de ser o rosto da empresa. O RH é o cérebro da empresa – isso me fez sentir abraçada ”.
Ferreira é um dos cerca de 500 trabalhadores transgêneros dos Guararapes, um quórum que, segundo a empresa, o torna o maior empregador do país em pessoas trans. É uma reputação incomum para uma empresa em qualquer lugar, muito menos em um país que recentemente votou por uma margem sólida para eleger o presidente Jair Bolsonaro, que uma vez disse publicamente que preferia ter um filho morto do que um gay. O presidente da empresa, Flávio Rocha, identifica-se como criacionista, opõe-se ao casamento gay e, depois que sua candidatura presidencial falhou, lançou seu apoio a Bolsonaro.
A tolerância de viver e deixar viver para todos os tipos de sexo e sexualidade faz parte da reputação global do Brasil. Carnaval incorpora uma longa história cultural de flexão de gênero e arrasto. O casamento gay é legal. A parada do orgulho gay em São Paulo é uma das maiores do mundo, com cerca de 3 milhões de participantes. Nos últimos dois anos, o Supremo Tribunal Federal tornou mais fácil para as pessoas trans mudar legalmente seus nomes e definiu a homofobia como um crime a par com o racismo.
Ao mesmo tempo, o Brasil ainda é profundamente católico e o evangelismo está em ascensão. A Ministra de Direitos Humanos, Mulheres e Família de Bolsonaro descreveu uma abordagem rígida de “meninos usam azul, meninas usam rosa” para identidade de gênero. O Brasil tem sido o lugar mais perigoso do mundo para pessoas trans e não está melhorando. Mais de 150 pessoas LGBT já morreram por homicídio ou suicídio neste ano, a caminho de 2018, segundo o Grupo Gay da Bahia, uma organização sem fins lucrativos de Salvador.
O preconceito anti-trans é profundo, disse Fabio Mariano Borges, professor de sociologia da ESPM-São Paulo. Na década de 1980, um programa de TV noturno chamado Gala Gay Ballroom apresentava mulheres trans que trabalhavam em empregos marginais como prostitutas ou, na melhor das hipóteses, cabeleireiros ou maquiadores. “As pessoas trans no Brasil sempre estiveram no que a sociologia chama de ‘lugar de vergonha’”, disse ele.
Isso corta muita retórica corporativa internacional, com sua adoção de “diversidade” e “inclusão”. Muitas das maiores empresas brasileiras, incluindo Carrefour SA e Itau Unibanco Holding SA declararam sua solidariedade com as pessoas LGBT, incluindo seus funcionários e clientes. Setenta empresas pertencem ao Fórum de Empresas e Compromissos LGBTI +, um grupo de seis anos de idade que se compromete a implementar 10 medidas de proteção e inclusão LGBT. Neste mês, os Guararapes se juntaram a eles.
A Fábrica
Fundado em 1956 por Nevaldo Rocha e seu irmão Newton, o Guararapes se transformou em um gigante de fast-fashion de US $ 2 bilhões, com 40.000 funcionários trabalhando em duas fábricas, três centros de distribuição, 312 lojas da Riachuelo e outras operações. A empresa fabrica mais de 80% das peças que vende e importa o resto, incluindo uma linha da popular marca americana Carter’s. Também fabrica produtos licenciados com personagens da Disney e desenvolveu coleções com ícones como Karl Lagerfeld e Donatella Versace.
A família Rocha agora vale cerca de US $ 1,7 bilhão. Nevaldo, que fará 91 anos em julho, ainda visita a fábrica de Natal todos os dias. “O que eu mais gosto nessa empresa é que cria empregos”, disse ele. Muitos dos papéis disponíveis não exigem muita educação formal – apenas cerca de metade dos brasileiros têm um diploma de ensino médio – e os salários estão em linha com o mínimo nacional de cerca de US $ 260 por mês.
Myrella da Silva entrou na linha de emprego na fábrica de Natal no início de 2018. Com apenas 21 anos, ela teve um currículo malhado. Ela havia vendido perfume por três anos até seu posto de rua ser queimado; ela acha que o fogo foi acionado por um cliente que disse que pessoas trans não mereciam existir. Ela também ganhava a vida como profissional do sexo por alguns anos. No Guararapes, ela foi contratada como esgoto, ganhando o salário mínimo.
“Um amigo me disse que aqui eles dão oportunidades para pessoas como eu e não discriminam”, disse Silva, agora com 22 anos. Seu salário mensal de US $ 280 ajuda a mãe e dois irmãos, que vivem com ela. Após 11 anos de estranhamento, o pai de Silva se aproximou. “Ele pediu perdão e disse durante todos esses anos que estava orando por mim”, disse ela. “Eu o perdoei, mas ainda é difícil para mim chamá-lo de ‘pai'”.
Com uma população de 870.000 habitantes, Natal é grande e cosmopolita o suficiente para ter uma comunidade LGBT ativa, e a Guararapes ficou conhecida por sua sensibilidade e flexibilidade. Um dia, o supervisor de Bya Ferreira perguntou por que ela estava transformando o ID de funcionário de volta para a frente. Ferreira explicou que não gostava de mostrar o nome legal do sexo masculino impresso lá. Alguns dias depois, Ferreira recebeu um novo distintivo com o nome adotado, disse ela. Pouco depois, a empresa mudou sua política.
A palavra de um empregador trans-friendly viajou rapidamente. À medida que mais trabalhadores trans ingressaram na força de trabalho, o local de trabalho continuou a se adaptar. No ano passado, em meio a um furor internacional sobre quem iria usar os banheiros, a empresa afirmou que os funcionários são bem-vindos para usar a instalação alinhada à sua identidade de gênero. Silva disse que isso foi um alívio, tanto emocional quanto prático. Antes da mudança de política, ela às vezes passava o turno inteiro conscientemente sem usar o banheiro.
Nem todos os funcionários foram favoráveis. A força de trabalho tem um grande contingente evangélico – um funcionário distribuiu um panfleto intitulado “Jesus Cristo é o Pão da Vida” para colegas de trabalho e visitantes na semana passada. Quando a política do banheiro mudou, um esgoto saiu em protesto. Outros resmungaram.
No ano passado, Flavio Rocha renunciou ao cargo de diretor-executivo da empresa para lançar uma campanha presidencial, tornando a oposição ao casamento gay parte de sua plataforma. A posição foi baseada em suas crenças religiosas, não preconceito, ele disse, e ele conta pessoas gays entre seus bons amigos. Alguns meses depois, ele decidiu não concorrer. Apoiou Bolsonaro e retornou aos Guararapes como presidente. Ele se recusou a comentar esta história.
Defensores LGBT ficaram furiosos com os comentários de Rocha durante sua campanha e pediram um boicote às lojas Riachuelo, da Guararapes. As palavras ainda ardem. “A postura da Riachuelo é uma fachada”, disse Weber Fonseca, ativista e autor do livro de 2015, lgbtfobia . “Todos os seus funcionários transgêneros são operários – eles não estão na liderança”.
O breve flerte de Rocha com a presidência foi “um projeto pessoal”, disse Marcella Kanner, gerente de marketing da empresa e neta de Nevaldo. “Riachuelo não tem laços políticos.” Seu foco agora inclui a melhoria da diversidade racial nos níveis mais altos, que ainda são predominantemente brancos, enquanto 65% da força de trabalho é negra. O equilíbrio de gênero é melhor, diz ela, com 68% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, espelhando a divisão na força de trabalho.
Flavio Rocha vem à fábrica de Natal de tempos em tempos. No chão da costura, os funcionários escolhem a música que toca nos alto-falantes. Às vezes é “forró”, um ritmo popular na região; às vezes é pop evangélico. A cada duas horas, uma buzina soa, lembrando os trabalhadores de se levantarem.
“Não sei o que fazer com os comentários que ele fez durante o processo presidencial”, disse Ferreira. “Talvez eles fossem para propósitos políticos?” Ela conheceu Rocha durante uma de suas visitas à fábrica. Ele foi legal, ela disse. Ele a abraçou e posaram para uma foto.
– Com Devon Pendleton
Crédito das Fotos: Luisa Dorr / Bloomberg
Fonte: https://www.bloomberg.com