A XV Copa Natal de Judô mostrou neste sábado (22) porque é considerada uma das maiores do Brasil na modalidade. O evento organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte (FJERN) reuniu atletas de 68 agremiações de 14 estados, no ginásio do Complexo Henrique Castriciano-UNI/RN. Na classificação geral, os potiguares provaram mais uma vez a sua força conquistando o primeiro lugar por estado e entidade com o Judô Clube Nagashima.
“Foi um megaevento com a participação de judocas de 14 estados brasileiros, muito positivo e de nível técnico excelente, inclusive com a presença de um importante atleta olímpico”, disse o presidente da FJERN, Tibério Maribondo, que referiu-se ao judoca de São Paulo, Mário Sabino, que disputou os Jogos Olímpicos, em Sydney-2000 e Atenas-2004, além de ser o atual campeão mundial na categoria veteranos.
Na classificação por estados, o Rio Grande do Norte ficou em primeiro lugar, Ceará em segundo e Pernambuco na terceira colocação. Na disputa por entidades, o Judô Clube Nagashima-RN foi o campeão, o Judô Clube Tomodachi-RN conquistou o vice, a Associação Desportiva Shiro Saigo-RN ficou em terceiro, Judô Clube Ramos-RN em quarto, enquanto o Sampaio Dojô, do Ceará, em quinto.
No total, 998 judocas inscritos representaram os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe nas categorias Infantil (9 a 10 anos), Iniciante, Sub-13, Sub-15, Sub-18, Sub-21, Master (acima de 30 anos) e Sênior. A equipe potiguar contou com a maior delegação, 606 atletas, entre eles o ex-campeão mundial Aldi Oliveira.
O próximo grande evento de judô em Natal será o Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata. O evento promovido pela CBJ será nos dias 20 e 21 de julho, no ginásio do Complexo Henrique Castriciano-UNI/RN. Paralelo a competição acontecerá o III Encontro Nacional dos Kodanshas. “Agradecemos a CBJ por escolher Natal como sede desses dois grandes eventos nacionais que movimentarão não só o judô potiguar como também a economia de nossa cidade, pois receberemos atletas e seus familiares do Brasil inteiro”, comemorou Tibério.
Texto Fábio Pacheco/Assessoria da FJERN
Fonte: Esporte Amador RN