Professora da rede municipal realiza projeto de “Matemática e Música”

O universo da Matemática pode assustar muitos alunos com as inúmeras operações, resultados e mais números. A ação de uma docente da Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo, situada no bairro de Felipe Camarão, tem facilitado a compreensão dos estudantes com relação à disciplina. A professora Soraia Cristina da Silva Marrocos trabalhou com os alunos dos sétimos anos, o projeto “A Matemática e a Música: Duas paralelas que se encontram”. O cronograma das atividades encerrou nesta segunda-feira (17), com a apresentação das músicas realizadas pelos estudantes.

A professora Soraia Cristina explica que o seu projeto pedagógico matemático tem como objetivo, fazer com que os alunos entendam os conceitos matemáticos de forma simplificada e motivada, utilizando a música como ferramenta indispensável para essa construção. Analisar como essas práticas pedagógicas produzem objetividade no educando; evidenciar as atividades interdisciplinares como alternativa para uma melhor compreensão da Matemática e investigar a possibilidade de construção de práticas pedagógicas para o ensino da Matemática, fazem parte dos objetivos específicos do projeto.

“Educandos inicialmente retraídos, foram se soltando e mostrando seu potencial, tanto musical, como matemático. Aos poucos, os alunos se mostraram mais seguros e motivados a realizar atividades de Matemática, e através da leitura e interpretação das definições dos conteúdos matemáticos, criaram as músicas. As aulas se tornaram mais interessantes e consequentemente foi desmistificado que a Matemática não é esse bicho papão que costumam atribuir”, explicou a professora.

Dentre os títulos das músicas criados pelos discentes: “DNA da Matemática”, “A especialista em Matemática”, “Paródia: Parada da Matemática”, “Trem da Matemática”, “Paródia Numérica”, Matemática é a matéria da minha vida”, “Matemática nota 10”, entre outras.

O aluno Josielton Teixeira Rodrigues, do 7º “A”, escreveu a música “Os ensinamentos da Matemática”, e conta que após a metodologia do projeto, ficou muito mais fácil de entender a disciplina. E cantou o refrão da sua música: “É só ler as anotações com atenção. Tudo fica fácil… fácil demais. Posso aprender as resoluções sem aflição. E hoje a Matemática não me causa aperreio mais não!”.

Para a professora Soraia Cristina, “a Matemática e a música estão presentes no cotidiano das pessoas, e os educandos do Ensino Fundamental trazem consigo uma experiência de vida, onde essas duas vertentes é familiar a todos. O paralelo da música, com a leitura e escrita da Matemática, resultou na descoberta de vários talentos musicais e verdadeiras obras pedagógicas, facilitando a compreensão dos conteúdos”, elogiou a docente.

Imagem: SME

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile