O objetivo do I Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo é premiar reportagens sobre o trabalho infantil e as formas de combater essa realidade.
Atualmente, 2,7 milhões de crianças entre 5 e 12 anos estão nesta situação no Brasil, segundo dados da última Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD).
O prêmio também visa estimular a produção de reportagens de rádio, TV, internet e veículos impressos sobre o trabalho infantil, as formas de combate e as perspectivas de enfrentamento do problema no Brasil. Fotos sobre o tema também poderão concorrer na categoria fotojornalismo.
Ao todo, o prêmio contemplará trabalhos em cinco categorias (jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo) com premiação de R$ 10 mil para o primeiro colocado.
Podem participar reportagens individuais ou em série, de autoria de um ou mais profissionais, publicadas ou veiculadas entre 1º/3/2018 e 30/8/2019. Os textos devem ser escritos em português.
Os interessados devem inscrever seus trabalhos de 1º/8 a 16/9/2019. A ficha de inscrição estará disponível no site, a partir do início das inscrições.
No ato de inscrição, os participantes devem fazer o upload da cópia do documento de identidade (RG) ou da carteira nacional de habilitação (CNH) e do registro profissional reconhecido pelo Ministério do Trabalho ou órgão equivalente, entre outros documentos.
Cada autor poderá inscrever até três trabalhos para concorrer em quaisquer categorias.
Os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmio de R$ 10 mil, troféu e certificados. A cerimônia de premiação será realizada em novembro na sede do TST, em Brasília, em data a ser divulgada.
Leia o edital com todas as informações no link aqui.
Imagens: Divulgação
Fonte: Ascom – TRT/21ª Região