Com o objetivo de apresentar novos estilos literários, a Indústria do Conhecimento: Biblioteca Virgílio Urbano de Araújo, localizada no bairro das Rocas, realizou a “Festa Junina em Cordel”, na tarde desta quarta-feira (12), com a presença dos alunos do 5° ano da Escola Municipal Santos Reis.
Em especial para ações pedagógicas, o cordelista Hélio Gomes, falou da história, de alguns temas, da utilidade, enredo e a estrutura do cordel. Na ocasião, seguindo as orientações do cordelista, as crianças da unidade de ensino municipal, participaram da aula interativa e produziram seus próprios cordéis, apresentando-lhes ao final da aula.
Hélio Gomes é um dos fundadores da Academia Norte-Riograndense de Literatura de Cordel, e hoje, ocupa o cargo de vice-presidente. Ele defende o cordel pedagógico e terapêutico, com algumas experiências nas terapias de saúde mental. Hélio tem publicados mais de 100 títulos de cordel.
A gestora da biblioteca, a professora Jeana Magalhães, tem organizado mensalmente projetos com temas que tenham destaque naquele período. “Já que estamos no mês junino, vamos comemorar não só com quadrilhas. Resolvemos inovar, fazendo a junção da festa junina, que é uma comemoração popular nordestina, com o cordel, que é uma forma de literatura popular”.
As alunas da Escola Municipal Santos Reis, Geovana Moura e Mariana Soares apresentaram seus cordéis para os colegas da turma. Geovana externou: “o cordel é maravilhoso, gostei muito de fazer as rimas”. E Mariana completou dizendo “a gente aprende e se diverte”.
Representando a secretária municipal de Educação de Natal, as assessoras pedagógicas do Departamento de Ensino Fundamental (DEF), Graças Silvestre e Adriana Ferreira, elogiaram o projeto. “É um projeto grandioso para a comunidade, onde é trabalhada a leitura literária, afirmou Adriana Ferreira. “Somos testemunhas dos excelentes trabalhos que acontecem na Biblioteca Urbano de Araújo, já que estivemos presentes em vários encontros”, afirmou Graças Silvestre.
Imagem: SME
Fonte: Prefeitura de Natal