12 de Junho é o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e com objetivo de lembrar a data e debater o tema, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) está realizando uma exposição, no átrio e nos corredores do prédio das Varas de Natal, com imagens e frases sobre o tema.
A exposição foi aberta pelo juiz do trabalho e juízo auxiliar da infância e da juventude do TRT-RN, Zéu Palmeira Sobrinho, que fez um alerta sobre o perigo do trabalho infantil.
“É importante que toda a comunidade esteja envolvida no combate a esse flagelo social que no Brasil, hoje, resulta no trabalho de 2 milhões e 700 mil crianças e adolescentes”, revelou Zéu Palmeira.
O juízo auxiliar da infância e da juventude do TRT-RN explicou que crianças e adolescentes trabalhadores acabam perdendo oportunidades de estudo e qualificações para o futuro.
“Eles estão sendo sujeitos de uma inclusão excludente, pois estão no mercado de trabalho, mas indo para um futuro onde não terão condições de se qualificar e competir com outros adultos”, avaliou o magistrado.
Zéu Palmeira Sobrinho alertou também para o fato de cerca de 40 mil crianças e adolescentes terem sido vítimas, nos últimos anos, de acidentes de trabalho.
“A criança não está preparada para os equipamentos que são manejados pelos adultos, o que tem causado muitos acidentes. Assim, o combate ao trabalho infantil faz parte da nossa luta por um projeto de civilização”, disse o juiz.
O advogado e diretor da Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB, Alex Gurgel, também participou da abertura da exposição.
“Crianças e adolescentes devem ter acesso à educação para, assim, modificarem suas realidades. É muito importante fazermos esse alerta para contribuir com o combate ao trabalho infantil”, refletiu Gurgel.
Dados
Segundo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, o número de meninos trabalhadores é de 1,6 milhões. Em contrapartida, 94,2% das crianças brasileiras expostas ao trabalho infantil doméstico são meninas.
Ainda segundo o Fórum, 3.308 mil crianças com idade entre 5 e 13 anos trabalham no meio rural, 1,4 milhões das crianças que trabalham no Brasil são negras e 39,5% estão na região Nordeste, o maior percentual do país.
Imagens: Ascom – TRT/21ª Região
Fonte: Ascom – TRT/21ª Região