Roberto Fernandes volta a comandar o ABC após cinco anos

Pelo Twitter, o presidente do ABC, Fernando Suassuna, anuncia o retorno do técnico Roberto Fernandes ao Mais Querido - Foto: Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas

Roberto Fernandes foi oficializado nesta terça-feira como novo técnico do ABC. Ele retorna ao clube após cinco anos e tem a missão inicial de evitar o rebaixamento da equipe para a Série D do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro é o lanterna do Grupo A da Série C, com apenas quatro pontos em sete rodadas.

O último trabalho de Roberto Fernandes foi no CRB, livrando a equipe do rebaixamento na Série B de 2018. Ele permaneceu no time alagoano até abril deste ano – saiu após a eliminação para o Santa Cruz na Copa do Nordeste. Ainda em 2018, foi campeão pernambucano com o Náutico e comandou o Santa Cruz em 14 jogos da Série C.

No ABC, Roberto Fernandes substitui Sérgio Soares, que ficou menos de um mês no clube, com um retrospecto de quatro derrotas em quatro jogos.

José Roberto Fernandes Barros nasceu no Recife em 5 de maio de 1971 e tem uma longa carreira no futebol. Trabalhou em mais de 30 clubes do país, como Athlético-PR, Remo, Paysandu, Paraná, Londrina, Ceará, Figueirense e Confiança, além de ABC e América-RN.
Roberto Fernandes comandou campanha que livrou ABC do rebaixamento na Série B de 2013 – Foto: Divulgação/ABC

História em ABC e América-RN

A primeira passagem de Roberto pelo ABC durou sete meses. O treinador teve papel fundamental na permanência do Alvinegro na Série B de 2013. Naquela oportunidade, ele assumiu a equipe às vésperas do clássico contra o América-RN, válido pela 14ª rodada. O Mais Querido era o lanterna da competição, posição que se manteve até a 25ª rodada. Depois, conseguiu uma boa sequência de vitórias em casa, deixando a zona de rebaixamento. Com contrato renovado para 2014, foi o responsável pela montagem da equipe para o Campeonato Potiguar, mas não conseguiu êxito. Foi demitido após a derrota para o Potiguar de Mossoró, na primeira rodada do returno.

Também teve duas passagens pelo América-RN e conquistou dois títulos estaduais, em 2012 e 2015, vencendo o ABC na decisão nas duas oportunidades, ambas no Frasqueirão. Em 2014, após passar por ABC e Remo, não foi feliz na missão – bem difícil – de livrar o Mecão do rebaixamento na Série B do Brasileirão. Em nove partidas, foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Seguiu no Alvirrubro para a temporada 2015, sendo campeão estadual no centenário, e também comandou a equipe rubra na Série C daquele ano, mas acabou eliminado ainda na primeira fase, no que seria sua última passagem pelo futebol do Rio Grande do Norte.

Roberto Fernandes foi campeão estadual com o América-RN em 2015, ano do centenário dos clubes – Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com

Crédito das Fotos: Divulgação/ABC; Ailton Cruz/Gazeta de Alagoas e  Jocaff Souza/GloboEsporte.com

Sair da versão mobile