O maior evento de desenvolvimento social, tecnológico e econômico do mundo está de volta à capital potiguar. Em solenidade realizada na noite da quinta-feira (30), foi confirmada a 2ª edição da Campus Party Natal. Com apoio da Prefeitura do natal e do Governo do Rio Grande do Norte, a #CPNatal2 acontece em novo formato entre 16 e 18 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. O tema central será “Tecnologias para a Transformação”.
“Ficamos muito felizes com o sucesso da primeira edição e com os legados deixados para a cidade e para o Estado. Podemos considerar que foi um casamento perfeito, que nos fez lutar junto com o Governo Estadual, a Prefeitura Municipal do Natal e a sociedade para trazer a Campus de volta à Natal. O engajamento foi incrível e por isso queremos convocar todos os campuseros e comunidades a co-criar a #CPNatal2 conosco, empoderando cada vez mais todo o ecossistema”, explica Tonico Novaes, Diretor-Geral da Campus Party Brasil.
“A Campus Party Natal em 2019 vai contar com o apoio e suporte da Prefeitura do Natal. A mensagem que nós trouxemos do prefeito Álvaro Dias foi que ciência, tecnologia e inovação são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. E a Campus Party é uma oportunidade para que nossos jovens possam aproveitar o que de melhor esse evento oferece. A Campus do ano passado foi um sucesso e a deste ano não será diferente”, disse o secretário de Planejamento, Alexsandro Ferreira.
“Quero reiterar o compromisso do nosso governo para que o Rio Grande do Norte não fique de fora do circuito da Campus Party. Estamos fazendo todos os esforços para realizar mais uma edição do evento. Que a Campus desse ano seja ainda mais pujante e que possa deixar para o Rio Grande do Norte e para a nossa juventude um legado cada vez mais consistente de pesquisa, inovação e empreendedorismo”, destaca Fátima Bezerra, Governadora do Rio Grane do Norte.
A previsão para início da pré-venda dos ingressos é dia 07 de junho, através do site da Campus Party Brasil – https://brasil.campus-party.org/. A Campus Party é a maior imersão tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo. Já produziu edições nos seguintes países: Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, Equador, Itália e Singapura. O evento está presente no Brasil há doze anos.
Primeiros palestrantes confirmados:
A primeira palestrante magistral confirmada para a Campus Party Natal 2 é Juliana Vasconsellos. Ela é a líder de parcerias para a América Latina do Google, com mais de 17 anos de experiência em desenvolvimento de negócios, vendas e marketing digital. Anteriormente, trabalhou para o Banco Itaú, Bank of America e B2W (maior e-commerce do Brasil). Começou a carreira no Google em 2014 como chefe de vendas e gerenciou uma equipe responsável pela parceria do Google com os principais clientes do setor de serviços financeiros. Hoje está à frente da equipe que trabalha com canais parceiros e pequenos e médios editores e desenvolvedores de aplicativos na América Latina América. Graduada em Engenharia, tem pós-graduação em Gestão de Negócios na Duke University e IBMEC.
Além de Juliana, outros dois palestrantes de destaque estão confirmados e foram anunciados pela organização.
Jon “maddog” Hall – Atualmente preside o Conselho do Linux Professional Institute – , a principal organização de certificação de código aberto do mundo -, além de ser também o presidente emérito da wit.com. Iniciou sua carreira em computação comercial em 1969 e desde então atuou como programador, designer de sistemas, administrador de sistemas, gerente de produtos, gerente de marketing técnico, educador, CEO e consultor. Trabalhou para empresas como Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, SGI e Futura Networks. Desde 1980 concentra seu trabalho em sistemas abertos e em Linux, desde 1994. Além disso, atuou como consultor sobre o uso de Software Livre e Código Aberto para governos da China, Malásia e Brasil, bem como para as Nações Unidas e muitos governos locais e estaduais.
Cicero Moraes é um 3D designer brasileiro especializado em reconstrução facial forense, projeto e confecção de próteses faciais humanas, próteses veterinárias, planejamento de cirurgias faciais, reconstrução de cenas de crimes, recuperação digital de patrimônio arqueológico e o desenvolvimento de add-ons em Python para o Blender nas áreas de cirurgia ortognática, ortodontia e rinoplastia. Por suas contribuições recebeu diversas honrarias dentre elas: sete moções de aplauso (2013-2017) oferecidas pelas Câmara de Vereadores de Sinop, Comenda Colonizador Enio Pipino (2014), Título de Cidadão Mato-Grossense (2015), Reconhecimento por parte do Governo Regional de Lambayeque (Peru) pela reconstrução facial do Senhor de Sipán (2017), a Medalha Inca Garcilaso de la Vega (2017) , reconhecimento do Ministério da República Tcheca pelas suas contribuições a história do país (2018) e um reconhecimento expedido pela Arquidiocese de Kosice (Eslováquia, 2019) pela reconstrução facial dus Três Santo Mártires. Seus trabalhos foram noticiados nos principais meios de comunicação do mundo e as publicações foram traduzidas para mais de 100 idiomas, contemplando o impressionante número de quase 7 bilhões de falantes.
Inovação
A tecnologia Blockchain possibilita várias inovações como rastreabilidade de transações, descentralização, segurança por criptografia e muito mais. E como inovação é a cara da Campus Party, nessa edição não poderia ser diferente. “Aproveitamos o evento de lançamento da Campus Party Natal 2019 para testar nosso primeiro sistema de credenciamento com Blockchain, tecnologia que vem revolucionando os bancos e mercados financeiros e que agora passará a estar acessível também ao mercado de eventos. Junto com os nossos parceiros da OriginalMy, estamos utilizando um sistema conectado com os principais projetos de Blockchain do mundo como o Bitcoin, Ethereum e Decred”, afirma Novaes.
Aprovado no teste, o novo sistema deve entrar em funcionamento a partir do próximo ano. Ele utiliza o Blockchain para certificar a identidade dos participantes, impedindo que ingressos sejam duplicados ou transferidos sem a permissão de quem está em posse deles.
Conheça um pouco mais sobre as áreas do evento:
Open Campus – Área gratuita e aberta ao público, contará com potentes simuladores de Realidade Virtual e Aumentada, bem como espaços dedicados ao empreendedorismo, educação, entretenimento, além dos universos de drones e gamer.
Startup & Makers – Exposição de startups, que passarão por mentoria e terão contato com potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras.
Campus Future – Espaço para divulgação e exposição de projetos acadêmicos de estudantes universitários.
Espaço Educação do Futuro – O espaço reunirá diversas atividades, como oficinas de linguagem de programação, palestras e debates sobre tendências para a educação e está aberta para participação de entusiastas da área de educação, alunos, professores e pais.
Gamer – Espaço contará com games do momento, equipamentos profissionais e campeonatos amadores.
Maker Space – Área dedicada à cultura maker, robótica educacional e fabricação digital.
Hacka Space – Desafios e maratonas de hackathons que buscam achar soluções para problemas enfrentados pela sociedade.
Comunidades – Entre as comunidades que estarão presentes na Campus Party Natal 2, destaque para as relacionadas aos universos do empreendedorismo, criatividade, desenvolvimento, ciência e entretenimento.
Fonte: Prefeitura de Natal