SME promove Mesa de Diálogos sobre racismo, preconceito e discriminação

Publicidade

A Secretaria Municipal de Educação, através de sua Política de Formação Continuada, vem envidando esforços para assegurar, aos professores, subsídios teóricos e práticos que possibilitem a melhoria do ensino e da aprendizagem. Nesse contexto, insere-se a preocupação com o ensino da leitura e com a formação de leitores autônomos e reflexivos, capazes de interagir com a diversidade de textos que circulam socialmente. Diante disso, e sabendo que a escola é um espaço privilegiado de discussão e debates, o Departamento de Ensino Fundamental, através do Curso “Cenas de Leitura”, promoverá, no dia 05 de junho, às 18h, no CEMURE, a mesa de diálogos “Racismo, preconceito e discriminação: três fios de uma mesma história”.

A mesa será composta por três palestrantes que abordarão o tema pelo viés da literatura, sob a ótica do pesquisador, do professor e do leitor. O objetivo desse encontro é abrir a discussão do módulo do curso Cenas de Leitura que trata da literatura africana na escola à luz da Lei 10.639/03  com o objetivo de fortalecer a atuação desse profissional como mediador de textos literários que tratem de temas voltados para o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

O debate será coordenado pela professora mestre em Educação Sayonara Fernandes, uma das formadoras do curso, tendo a participação da formadora Maria Deuza dos Santos, professores cursistas e assessores do DEF/SME. Segundo o Departamento, considerando a escola como espaço privilegiado de contato com a leitura, com a escrita, especificamente com livros de literatura, ressalta-se o papel do professor como aquele que, além de participar ativamente da tarefa de educar e mediar o processo de construção do conhecimento, é responsável por iniciar a criança no mundo da leitura, favorecendo a sua formação leitora.

Currículos das palestrantes

Daniela Amaral Silva Freitas é Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na FaE/UFMG. Possui mestrado pela mesma instituição (2008), especialização em Educação Infantil pela UEMG (2006) e graduação em Letras Licenciatura e Bacharelado pela UNICAMP (2004). É professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participa do NEPEL (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem), da FaE/ UEMG e do GPELL (Grupo de Pesquisa do Letramento Literário), do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE), da FaE/UFMG. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Linguagem (Literatura Infantil e Juvenil; Leitura e Escrita; Alfabetização e Letramento), de Currículo e de Diversidade (relações étnico-raciais). Atualmente faz Residência Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG.

Marliane Azevedo Lira de Medeiros Costa é graduada em Letras -UFRN, Especialista em literatura e ensino – IFRN, mestra em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN,  professora de Língua Portuguesa, Literatura e Produção de textos pela Secretaria Estadual de Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte, é estudiosa e pesquisadora da literatura negra feminina, coordena o projeto Literatura Afro- Brasileira: (re)descobrindo nossa identidade com estudantes do ensino médio.

Pollyanna Lima de Barros é graduada em Letras, professora de francês, Mestranda em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Colaboradora do projeto de pesquisa Literatura estrangeira contemporânea: uma perspectiva dialógica de ensino e formação (discursiva).

Imagem: Reprodução

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile