Mais um golpe está circulando no WhatsApp. Desta vez, os criminosos usam dados de pessoas que fizeram vendas ou anúncios na internet para roubar suas contas no aplicativo de mensagens.
Para clonar o app, os bandidos usam o número de telefone divulgado nas plataformas anunciantes e se passam por representantes dos próprios sites.
Segundo a empresa de segurança Kaspersky Lab, já foram identificadas ações falsas nas plataformas OLX, Webmotors e Zap Imóveis.
A fraude não usa programa falso para roubar os dados, então a segurança depende da atenção dos próprios usuários. Veja como funciona o golpe e saiba se proteger. As informações foram divulgadas pela site Techtudo.
Como funciona?
Os criminosos se comunicam com a vítima pelo número disponibilizado nos sites. Na mensagem, eles dizem que existem reclamações referentes ao contato do cliente e solicitam que ele confirme seu número e o código enviado por SMS.
Aliado a isso, os golpistas tentam ativar o WhatsApp em outro celular com o número da pessoa. Assim, o código do SMS remete a uma autenticação no novo dispositivo, que nada tem a ver com o site de vendas. Se a pessoa fornecer a informação, os criminosos conseguem clonar a conta no app.
Com o acesso ao perfil da vítima, os criminosos entram na segunda etapa do golpe. Eles enviam mensagens para amigos mais próximos e também para familiares e pedem dinheiro. Eles disponibilizam a conta bancária de um laranja para os depósitos.
Para a Kaspersky Lab, ativar a autenticação de dois fatores é a melhor forma de se proteger desse tipo de golpe. “Trata-se de uma senha que o usuário cria e é solicitada de vez em quando pelo aplicativo. Mesmo que a vítima informe o código de ativação, o criminoso terá de pedir a senha da dupla autenticação. Isso já sai do contexto do anúncio e a pessoa pode perceber a fraude antes de ser tarde demais”, explicou Fábio Assolini, analista de segurança, ao Techtudo.
Reforço na segurança
Recentemente, o WhatsApp reforçou a segurança nas mensagens SMS com código de autenticação para evitar golpes do tipo. Após a sequência de seis números, o aplicativo apresenta o texto: “não compartilhe esse código”.
O alerta serve para diferenciar o número enviado de outros códigos e chamar a atenção do usuário.
Se você já teve a conta clonada, a orientação é avisar o mais rápido possível a amigos e familiares e também tentar recuperar o número, solicitando uma nova verificação por SMS.
Fonte: Portal no Ar e Techtudo
Imagem: iStock