O que é protesto para os comerciantes deve ser transformado em oportunidade de economia para os consumidores potiguares, nesta quinta-feira (30). Lojistas de vários setores de Natal e do interior do estado vão participar do Dia Livre de Imposto, em que os produtos são vendidos com descontos que representam a porcentagem de tributos que incidem sobre eles.
No Rio Grande do Norte, a programação da data é coordenada pela CDL Jovem Natal. “Para nós, do comércio, é um dia de protestos, porque somos um dos países que mais paga imposto e, ao mesmo tempo, não temos retorno na saúde, na educação, na segurança. Não temos isso aplicado nos serviços”, considerou Bruno Xavier, diretor da CDL Jovem de Natal.
De acordo com ele, a escolha da data é o dia 30 de maio porque, segundo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o país trabalharia até este dia apenas para pagar os tributos.
Ainda de acordo com o IBPT, num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto, entretanto está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população. A estimativa é de que uma pessoa que recebe um salário mínimo gasta, pelo menos, R$415 com tributos, e trabalha 153 dias só para isso.
Este ano, com o tema “Menos imposto, mais econômica” a ação será, mais uma vez, de comercializar vários itens com descontos referentes ao valor de impostos. Em alguns desses produtos, os tributos chegam a representar 50% do valor de venda.
“Já são mais de 200 lojas participando, várias lojas de rua, de shopping. Tem posto de combustível que vai vender uma certa quantidade de gasolina com desconto de 43,6% de desconto. Para o consumidor é bom, mas para o empresário é um dia de protesto, porque a gente subsidia esse desconto, não deixamos de pagar o imposto. Nós estamos mostrando para a população quanto ela paga de imposto. Que o valor que ela paga não representa apenas o valor de produção e o lucro do empresário”, aponta.
A expectativa é que vários segmentos participem, entre eles estão lojistas em geral, shopping centers, centro comerciais, postos de gasolina, redes alimentícias, concessionárias e entre outros.
Os comerciantes que ainda quiserem aderir ao movimento deverão entrar em contato com a CDL Jovem através do telefone 84 99490-1150 ou pelo site da campanha (aqui), para informar dados da sua empresa, bem como, a oferta que deseja anunciar de acordo com a carga tributária do seu produto ou serviço.
Empresas participantes
Estabelecimentos divulgados pela CDL.
- Fio a Fio
- Avohai
- Crawford
- Pizzaria Massa Fina
- Pandora
- Cia da Fórmula
- Oculare
- Officina de Montagem
- Onix
- Rommanel
- Brinkids
- CVC
- Lilica
- Le Postiche
- Le Famme
- TNG
- Mr. Cat
- Lacoste
- Puket
- Camarões
- Soff Perfumes
- Imaginarium
- Spyce
- Usaflex
- Mundo do Smarthphone
- Martan
- Andarella
- Goldnutrix
- Lewash
- Pittsburg
- Contemporâneo
- Prático Gourmet,
- Lilica Ripilica
- Fogo & Chama
- Miranda Computação
Mossoró
- Miranda Computação
- Concret Materiais de Construção
- Repet Galpão
- Ótica Evellyn
- Sol Comercial
Crédito da Foto: Canindé Soares
Fonte: G1 RN