Pela primeira vez no Brasil, uma empresa anuncia a produção e a comercialização de um hambúrguer feito de plantas que imita carne de verdade. Trata-se da Fazenda Futuro, que se denomina a primeira foodtech do país. A startup criou uma “carne” feita a partir de proteína isolada de soja e de grão-de-bico. O produto é chamado de Futuro Burguer.
O aspecto vermelho, que simula o sangue, segundo a empresa, vem de suco de beterraba. Já o “douradinho de grelha” é causado pela reação de Maillard – reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato redutor.
De acordo com a Fazenda Futuro, o alimento tem o mesmo nível proteico do que as carnes oriundas de animais, porém, há menos teor de gordura. A empresa anunciou que usou inteligência artificial para chegar a um produto que lembra carne bovina.
O alimento foi lançado na última quinta-feira (11), na hamburgueria T.T. Burguer, no Rio de Janeiro. Segundo a Fazenda Futuro, o produto ainda estará disponível, na capital fluminense, nos mercados Zona Sul, La Fruteria e Pão de Açúcar.
Já na cidade de São Paulo, poderá ser encontrado nas redes Saint Marche, Eataly e Pão de Açúcar. Além disso, a companhia anunciou uma parceria com a franquia Spoleto, de massas, que irá vender almôndegas, polpetones e carne moída – de plantas – para o molho bolonhesa.
O Futuro Burguer deve ser comercializado pelo preço indicado de R$ 16,99, na embalagem com duas unidades.
Crédito das Fotos:Reprodução/Instagram Fazenda Futuro