Alunos da Escola SESI-RN foram contemplados com bolsas de estudo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para dar continuidade ao projeto denominado “Otimização do sistema de ar condicionado automotivo com a reutilização da água dissipada pelo mesmo”. O projeto é desenvolvido pelos alunos do 3° ano da escola SESI, Luis Felipe, Victor Rodrigues e Lucas Ferreira, orientados pelo professor Diego Cavalcante.
Para o professor, o recebimento das bolsas do CNPq é uma forma de reconhecimento do bom trabalho desenvolvido por todos que fazem a Escola SESI-RN. “É também mais um incentivo e indicador que a escola está no caminho certo para enfrentar os novos desafios que estão por vir”, disse.
O sistema criado com o projeto é ecologicamente correto, do ponto de vista da sustentabilidade, pois reutiliza uma água que seria dispensada na natureza e propicia maior conforto térmico, segurança nos congestionamentos e economia, aumentando a durabilidade, e possivelmente também diminuindo o consumo. As bolsas são um incentivo para a continuidade do projeto, e tem duração de 12 meses.
Com este mesmo projeto, a equipe conseguiu obter o segundo lugar geral na categoria voto popular, na 17° FEBRACE (Feira Brasileira De Ciência E Engenharia) que ocorreu no espaço INOVA USP, localizado na Escola Politécnica de Engenharia da USP, na cidade de São Paulo/SP.
CNPq
O CNPq concede bolsas para a formação de recursos humanos no campo da pesquisa científica e tecnológica, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação de profissional, tanto no Brasil como no exterior. Várias modalidades de bolsas são oferecidas aos jovens de ensino médio e superior, em nível de pós-graduação, interessado em atuar na pesquisa cientifica, e especialistas para atuarem em pesquisa e desenvolvimento nas empresas e centros tecnológicos.
FEBRACE
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, que todo ano realiza, na Universidade de São Paulo, uma grande mostra de projetos. Desde 2003, a FEBRACE tem descoberto novos talentos e gerado oportunidades. Sua história é composta por alunos, professores, pais e escolas. A FEBRACE assume um importante papel incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação.
Fonte: Portal no Ar
Imagem: divulgação