Secretária de Educação de Natal discute contenção de despesas com equipe

Dando prosseguimento à agenda anunciada pelo prefeito Álvaro Dias, no dia 30 de abril, de implantação de iniciativas para que a administração municipal reduza os gastos da máquina pública, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou reunião nesta segunda-feira, 6 de maio, com todos os diretores de departamentos e chefes de setores.

A secretária de Educação de Natal, Cristina Diniz, ressaltou a necessidade de envolvimento de todos os gestores, assim como o trabalho em conjunto, e apresentou as recomendações da Fundação Dom Cabral, que está fazendo auditoria da gestão. Para a SME, são cinco macro-ações orientadas: implantar soluções tecnológicas para tramitação de processos e documentos, reavaliar os contratos vigentes -adequar o quadro de serviços terceirizados nas unidades de ensino; avaliar folha de pagamento com fonte Fundeb; reavaliar o quadro de docentes-planejamento de trabalho; e avaliar remanejamento da Secretaria para outro imóvel.

Imagem: Adrovandro Claro

Orientações essas previstas pelo contrato que Cristina assinou com o chefe do executivo, assim como outros titulares de pastas, quando Álvaro Dias cobrou empenho de todos, visando à diminuição dos gastos. Tais documentos contêm metas e prazos e seus cumprimentos serão acompanhados pelo Comitê Gestor que foi criado e conta com representantes da Procuradoria Geral do Município, Controladoria Geral do Município, Planejamento, Secretaria de Governo, Secretaria de Administração e da Tributação Municipal, além do próprio prefeito.

Mais

Redução de contratos de locação de veículos, gastos com energia, telefonia, internet, compras e renegociação dos alugueis de imóveis onde estão instalados órgãos do município são apenas algumas das 233 iniciativas previstas para a primeira etapa do estudo. A estimativa é que com esses cortes haja uma economia mensal de R$ 1 milhão dos cofres municipais.

Segundo o prefeito, essa é apenas a primeira parte da reestruturação administrativa pela qual passará a gestão. A ideia é ampliar as receitas e ajustar ainda mais as despesas para que tudo caiba no orçamento, sem que essa economia impacte na redução dos serviços prestados pela Prefeitura. Ele assegura que, pelo contrário, estão ampliando os investimentos nas área de saúde, educação, esporte, drenagem e outras áreas.

Imagem de capa: Reprodução

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile