Mais de 20 pacientes estão sendo atendidos nos corredores do Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal. A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde-RN). Segundo os profissionais da unidade, em denúncia ao sindicato, além da superlotação, ainda faltam medicamentos e insumos básicos.
As denúncias recebidas e compartilhadas pelo Sindsaúde tratam sobre a falta de condições adequadas para o atendimento à população. A unidade está sem materiais como lençóis, ataduras, soro fisiológico e seringas.
De acordo com o Sindsaúde, a direção do hospital explicou que a carência dos insumos se dá pelo não pagamento aos fornecedores por parte da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) e a situação tem sido agravada pelo excesso de pacientes no pronto atendimento.
“É importante ressaltar que esses são problemas recorrentes no hospital e que aqui não faltam somente medicamentos e insumos, falta estrutura básica de atendimento. A insalubridade é enorme! Tratamos de doenças infecto contagiosas e as paredes do prédio estão todas mofadas”, alerta a diretora do Sindsaúde e técnica de enfermagem da unidade, Maria do Carmo.
O Sindsaúde cobra à Sesap condições de trabalho aos servidores da saúde e a regularização do fornecimento de medicamentos e insumos para o atendimento à população.
Materiais em falta:
- Lençóis
- Ataduras
- Seringa 1ml
- Seringa 10 ml
- Soro fisiológico
- Soro glicosado
- Ringer simples
- Albumina 20% (medicamento utilizado para tratar infecções graves)
- Cefazolina
- Cefalotina
- Ceftriaxona
- Cefepicina
- Ciprofloxacina
- Ocitocina
- Omeprazol
- Varfarina
- Metildopa
- Hidralazina
Fonte: Portal no Ar
Imagem: Ediana Miralha