Nesta quinta-feira (2), estreou na Rede Globo a terceira temporada de Sob Pressão, mostrando o drama de um hospital público no Rio de Janeiro, em que os médicos precisam improvisar para salvar vidas, ainda mais na temporada passada em que o hospital Luiz Carlos Macedo – o Macedão -, fechou as portas, após o ex-diretor te falecido e a diretora atual afastada por corrupção.
No entanto essa temporada, o casal protagonista Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) planejam embarcar junto com a organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras para o interior do país, mas para que esse plano torne realidade, eles começam um trabalho temporário no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e lá darão seus “muitos pulos” para manter a confiabilidade do serviço público hospitalar, atendendo de coração aberto e seguindo os juramentes de socorrer e zelar por qualquer pessoa que preze por ajudas médicas.
Evandro ainda se torna diretor do Hospital São Tomé Apóstolo, e precisa lidar com os transtornos administrativo que o hospital enfrenta, além do caos profissionais, como a interferência de milícias em sua profissão e ainda, as demandas de sua vida pessoal e amorosa, ainda mais que sua esposa Carolina é a nova chefe da emergência, e tem de manter a qualquer custo o centro cirúrgico em funcionamento, sempre com descaso do governo e o escasso de materiais e equipamentos, dependendo de seu marido para liberar certos recursos.
Na temporada novos personagens dão as caras, como a Doutora Vera (Drica Moraes), uma médica um pouco mal-humorada, que esconde um passado pesado, no começo ela ficará impaciente pelas mazelas da saúde pública, mas com o contato com a equipe médica do hospital, sua visão irá mudar, e ela irá aprender sobreviver a tantas gambiarras para tentar salvar a saúde no Brasil. Outra nova integrante é a Madre Superior do hospital, a Irmã Graça (Joana Fomm), que vai ver novas oportunidades no desempenho de Evandro e Carolina para reativar o centro cirúrgico, mesmo com a escassez de equipamentos.
E por falar no centro cirúrgico, o ex-residente, agora especialista em cirurgia geral Charles (Pablo Sanábio), precisa lutar para conquistar seu espaço entre aos outros médicos que há no local, mostrar diferenciações e inovar em seu atendimento, enquanto Décio (Bruno Garcia) se torna o clínico geral do hospital São Tomé, que possui uma nova dupla de enfermeiras Simone (Jana Guinond) e Keiko (Julia Shimura), aonde Keiko ainda trabalhar com Carolina e Evandro no SAMU.
Formando a nova equipe do hospital São Tomé Apóstolo estão o anestesista Gustavo (Marcelo Batista) e a simpática Rosa (Josie Antello), que após o fechado do Macedão, passa trabalhar como recepcionista.
A série conta com a direção artística de Andrucha Waddington e direção é de Mini Kerti, Rebeca Diniz, Pedro Waddington e Julio Andrade. ‘Sob Pressão’ é uma coprodução da Globo com a Conspiração Filmes, e a terceira temporada é escrita por Lucas Paraizo com Marcio Alemão, André Sirângelo, Claudia Jouvin, Flavio Araújo e Pedro Riguetti.
Essa será a última temporada de Sob Pressão, que começou dia 2 de maio e irá ao ao até 25 de julho de 2019, já que a Rede Globo voltou atrás após ter anunciado a renovação da quarta temporada. O seriado vai ao ar todas as quintas-feiras, na Rede Globo, e posteriormente a nova temporada estreia no streaming da emissora.
Fonte: O Barquinho Cultural