Projeto realizado em CMEI Maria das Graças Mota estimula crianças a ler

Publicidade

O CMEI Professora Maria das Graças Mota abriu, oficialmente, nesta sexta-feira (03), a programação 2019 do projeto literário “Eu conto, reconto, faço de conta, sou autor”. Existente desde 2015, se estende por todo o ano letivo trabalhando todos os níveis da unidade (1 ao 4).

A abertura contou com uma pequena explanação da gestora, apresentações de dança das crianças e contação de histórias por Dorinha Timóteo, com a plateia formada por pais. O projeto literário movimenta todo o CMEI, já que é uma ação feita pela equipe de professores, em parceria com os pais das crianças. Durante o ano letivo, as crianças são estimuladas à leitura, de forma leve, para que tomem gosto pela literatura. Ao fim do projeto, em novembro, os alunos do nível 4 elaboram um livro que é lançado em dezembro com uma tarde de autógrafos.

A diretora pedagógica, Maria Leidimar, fala sobre a satisfação ao realizar esse trabalho. “Nós ficamos muito felizes em poder fazer esse trabalho. É muito gratificante para todos e nós vemos a satisfação na maioria dos pais em poder participar”. Ela explicou, também, como é o projeto. “Eles levam, semanalmente, uma sacolinha com o livro que escolhem e são feitos registros em casa do momento da contação de história. Eles levam um tapetinho e os responsáveis fazem registros fotográfico ou escrito. Quando chegam no CMEI, as crianças relatam como aconteceu. Então é bem legal para nós”.

O projeto é de grande valia principalmente do ponto de vista pedagógico, já que estimula o gosto pela literatura e a imaginação das crianças, enfatizam seus gestores. A coordenadora pedagógica, Luciene Pinheiro, reforça: “Nosso objetivo maior é tornar crianças leitoras, já que há uma lacuna muito grande no nosso país na questão do gostar de ler. Nós queremos que as crianças estejam inseridas no mundo da leitura o mais cedo possível”, observa.

Imagem: Aldrovandro Claro 

Fonte: Prefeitura de Natal

Sair da versão mobile