Apesar de a Netflix ser o serviço de streaming de filmes e séries mais conhecido pelos usuários, a Internet possui uma variedade de sites para assistir a títulos legalmente e de graça. Por exemplo, há portais temáticos apenas com peças audiovisuais de ecologia e educação para atender ao público acadêmico, ou com desenhos asiáticos voltados para fãs de anime.
Além disso, algumas plataformas permitem fazer download dos vídeos ou assistir online por meio de aplicativos para celular ou pelo navegador no PC. Confira na lista a seguir oito opções de sites para assistir a filmes online legalmente de forma gratuita.
1. Legalmente Grátis (legalmentegratis.com):
O site Legalmente Grátis reúne títulos de domínio público ou sob licença Creative Commons, e permite que espectadores deem sugestões de adições ao catálogo por meio da página do site no Facebook. A interface do site e os filmes publicados são todos em espanhol, sem a opção de legendas, se mostrando uma alternativa para quem deseja aprender ou estudar o idioma. No Legalmente Grátis ainda é possível conferir filmes, curtas-metragens e documentários sobre ecologia em uma seção inteira voltada para o tema.
Legalmente Grátis reúne filmes em espanhol em Domínio Público ou sob licença Creative Commons — Foto: Reprodução/TechTudo
2. Tubi TV (tubitv.com):
A maior vantagem do Tubi TV é a disponibilidade em dispositivos variados: além do site, a plataforma possui aplicativos para Android e iPhone (iOS), Apple TV, Chromecast, Xbox, PlayStation, Roku, Amazon Fire TV, Xfinity X1, smart TVs da Samsung e da Sony. A Tubi TV oferece títulos de estúdios como Paramount, Lionsgate e MGM.
A plataforma afirma que “está trabalhando em seu nome para desbloquear Hollywood, para que o entretenimento seja gratuito, sem o ônus dos cartões de crédito”. A gratuidade funciona a partir de intervalos comerciais a cada período de 12 a 15 minutos de filme. O site é em inglês e fornece legendas no mesmo idioma.
Interface para desktop da Tubi TV lembra Netflix — Foto: Reprodução/TechTudo
3. SnagFilms (snagfilms.com):
O catálogo do site SnagFilms conta com mais de 2.000 filmes títulos, sendo sua maioria documentários. Mas também é possível encontrar na plataforma filmes independentes e programas de TV online para assistir por meio do aplicativo gratuito para iPhone, iPad e Android. Snagfilms exibe publicidades antes de reproduzir qualquer vídeo, mas o site não exige cadastro para ter acesso aos títulos. Além disso, a interface do site lembra a Netflix, facilitando o uso.
Snagfilmes é a “Netflix de documentários” — Foto: Reprodução/TechTudo
4. Filmes que Voam (filmesquevoam.com.br):
Filmes que Voam é uma iniciativa para dar maior visibilidade ao cinema nacional. O catálogo do site possui produções totalmente brasileiras: segundo a própria plataforma, a página disponibiliza “filmes, programas de TV, documentários e filmes institucionais, com versões acessíveis”. É possível assistir online ou fazer download dos vídeos do portal. O site também conta com o canal Mostra Infantil, que reúne mais de 30 animações e oferece curtas adaptados com audiodescrição e LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Filmes que Voam é uma iniciativa para trazer maior visibilidade para o cinema nacional — Foto: Reprodução/TechTudo
5. Curta na Escola (curtanaescola.org.br):
O Curta na Escola tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula. O canal foi criado dentro do Porta Curtas, maior portal brasileiro de curta-metragem da Internet, com mais de 600 filmes de graça. O Curta na Escola tem a intenção de ser, diferentemente do Porta Curtas, totalmente voltado para o uso pedagógico, com sugestões de especialistas e produção de planos de aula para todos os níveis de ensino.
Portal é voltado para curta-metragens brasileiros e pedagogia — Foto: Reprodução/TechTudo
6. Cinema Argentino (cinemargentino.com):
O site Cinema Argentino classifica os filmes do país de acordo com o gênero: ficção, documentários e curtas. Alguns deles são exclusivos, e estiveram disponíveis para exibição em teatros apenas em festivais de cinema independente em Buenos Aires. O projeto promove, divulga e facilita o acesso ao cinema argentino independente, prolongando a vida dos filmes que vencem em festivais de cinema locais e estrangeiros, após sua trajetória no circuito de exposições comerciais. Segundo o portal, tudo é feito por meio da consolidação de acordos de exibição com os cineastas das obras.
Conforme indica o nome, Cinema Argentino pretende trazer visibilidade para a produção audiovisual do país — Foto: Reprodução/TechTudo
7. Crunchyroll:
Os fãs de anime e mangá podem ver animações de longa-metragem pelo Crunchyroll. O serviço de streaming de títulos asiáticos se autodenomina a maior plataforma do mundo do nicho, com uma comunidade global de mais de 40 milhões de usuários registrados e mais de 1 milhão de assinantes. O acervo também pode ser encontrado em aplicativos disponíveis em consoles de videogames, set-top boxes e dispositivos móveis. A plataforma é acessível em múltiplas línguas e, com o plano gratuito, é possível assistir aos filmes cpm propagandas.
Versão gratuita do Crunchyroll permite assistir a filmes de graça com publicidade — Foto: Reprodução/Felipe Vinha
8. Internet Archive (archive.org/details/moviesandfilms):
O Internet Archive é uma biblioteca digital de sites da Internet e outros dispositivos culturais em formato digital. No site, você encontra mais de 17 mil filmes para assistir online ou baixar no computador. A intenção é fornecer acesso gratuito a pesquisadores, historiadores, acadêmicos e ao público em geral o maior acervo possível de vídeos, livros e textos, programas de softwares e, é claro, filmes.
Internet Archive reúne em um só lugar vídeos em domínio público — Foto: Reprodução/TechTudo
Fonte: TechTudo
Imagem: divulgação