Neste final de semana aconteceu a 10ª edição do maior festival de quadrinhos independente do Brasil, o Festival Guia de Quadrinhos, que neste ano eles trouxeram o primeiro convidado internacional ao evento, o grande quadrinista e roteirista da Disney na Itália, Francesco Guerrini, que começou nessa área aos 30 anos, e sempre sonhou em c
Seu grande influenciador no mundo Disney foi Carl Barks, criador do Pato Donald, personagem no qual ele faz e também o seu favorito, pois o Donald mesmo se dando mal, o pato continua engraçado, isso faz com o personagem seja o seu favorito, por isso ele adora desenhá-lo. Sua primeira história da Disney foi do Pato Donald, que foi escrito pelo roteirista Carlo Panaro, que na verdade o chamou de Donald e apelo a agricultura, no começo da década de 90.
Guerrini queria muito entrar no mundo dos quadrinhos da Disney, ele mesmo ligou para a redação, que era dirigida por Giovan Battista Carpi, ele não acreditou quando a recepcionista encaminhou sua ligação ao notável quadrinista da Disney, então ficou em estado de choque, pois Carpi também é uma de suas influências na vida.
Mas, ao entrar na Disney, Francesco contribuiu para o projeto PKNA, fazendo quatro episódios. Além de projetar muitas séries Gulp, ele também fez uma parte da história de Ciccio e o aniversário de cabeça para baixo que capturou o disco de Lucca Comics & Games 2006 de duração.
Sua primeira história da Disney foi do Donald e apelo à agricultura de Donald e do minério veio de longe, para o semanário “Mickey Mouse”, que desde então de acordo com um eufemismo de Luca Boschi, que também o homenageia com sua amizade, e “sua produção certamente não pode ser considerada muito vasta …“, completa o quadrinista. Além disso, o artista já fez inúmera histórias de Mickey Mouse e também cooperou para o relançamento do personagem Superpato, no ano de 1996.
O quadrinista de 61 anos, nasceu em Bolonha na Itália, se formou na Escola de Arte e na Academia de Belas Artes e sempre foi muito apaixonado pelas artes e também de contar histórias, por isso Guerrini faz seu trabalho não como uma obrigação, mais sim como algo prazeroso, pois ele se sente mais ele quando está com o lápis de desenho nas mãos, pois sua única intenção desde quando ele começou nesta área é agradar à todos (crianças e adultos).
Por isso para desenhar, além do amor pela arte, tem que se dedicar, pois a essência é contar histórias, lendo muitos quadrinhos, livros, frequentar o teatro e ir ao cinema, pois a sétima, oitava e a nona arte, estão plenamente interligadas uma na outra, sendo fundamental para ser um bom artista, pois foi assim que Francesco Guerrini, se tornou quem ele é hoje, um dos maiores quadrinistas do universo Disney nos quadrinhos, e um dos melhores desenhistas do Pato Donald atualmente.
“De bons desenhistas tem muitos, podendo encontrar as dúzias, mas para contar uma boa história é uma exceção.” – Francesco Guerrini, parafraseando Will Eisner, em uma citação sobre o futuro dos quadrinhos.
Agora sua maior ansiedade é começar a trabalhar com a Culturama, empresa que está responsável pelos quadrinhos Disney no Brasil, na qual ele colaborou no primeiro volume de O Grande Almanaque Disney, que em breve estará à venda nas lojas e também no site da Culturama.
Imagens: Priscila Visconti
Fonte: O Barquinho Cultural