O estudante de doutorado Thawann Malfatti, do Laboratório de Audição e Atividade Neuronal, do Instituto do Cérebro (ICe), foi selecionado para um curso de 20 dias na Escola de Verão de Neurociência Experimental da Transilvânia (TENSS), na Romênia. Apenas 15 pesquisadores de todo o mundo são selecionados a cada ano para vivenciar a troca de experiência na área das neurociências.
O TENSS é focado em métodos experimentais e teóricos para estudar como o cérebro opera no nível dos circuitos neuronais. Durante sua estadia, de 1º a 21 de junho, Thawann terá acesso a vários conceitos e técnicas óticas e eletrofisiológicas usadas atualmente em neurociência de sistemas, desde o básico até tópicos avançados em bases teóricas e experimentais.
Com metodologia teórico-prática, o curso oportuniza maiores conhecimentos e técnicas em experimentação animal, como eletrofisiologia in vivo, técnicas optogenéticas e análise de dados eletrofisiológicos que interessam a seus estudos. “Essa experiência será importante para poder entender mais a fundo alguns conhecimentos que não tive contato na graduação, como análise de dados e outros tipos de experimentos que eu poderei aprimorar aqui”, destaca.
Formado em Fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Thawann estuda no ICe desde o mestrado. Atualmente, pesquisa sobre circuitos neuronais relacionados à origem e manutenção de um tipo de zumbido na audição. Seu conhecimento avançado em programação teve peso significativo na seleção para o curso do instituto romeno.
Para Katarina Leão, chefe do Laboratório onde Thawann realiza seu doutorado, este intercâmbio permitirá a ele maior refinamento no olhar para sua própria pesquisa e a para a ciência como um todo.
A TENSS é organizada pelo Instituto de Neurociência da Transilvânia (TINS) com apoio da Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS) e do Comitê Regional Pan-Europeu da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO-PERC).
Fonte: AGECOM/UFRN
Imagem: TENSS