Toda semana o Pelotão da Cidadania, projeto desenvolvido pelo Departamento de Atenção ao Educando (DAE), da Secretaria Municipal de Educação (SME), realiza uma série de aulas de campo em parceria com outros órgãos e entidades. Mas no próximo dia 17, quarta-feira, iníciam as atividades de 2019 da parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB), que tem a peculiaridade de capacitar seus participantes para o ponto alto no final do ano, quando acontece um concurso de redação com premiação.
Parceria que envolve oito escolas do município de um total de 20 participantes de todo o Pelotão, essa ação acontece com visitas a Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) do município, com o intuito de sensibilizar e conscientizar os estudantes para o respeito da preservação do meio ambiente, através de palestra ministrada por geógrafos. A aula de campo inaugural da próxima semana beneficiará 35 alunos da Escola Municipal Henrique Castriciano.
Jaciara Gurgel, pedagoga e integrante do Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, destacou a relevância para as crianças. “O projeto visa, além da questão do conhecimento intelectual, trabalhar, também, a formação cidadã. As crianças começam o Pelotão de um jeito e terminam com uma conduta e uma postura totalmente diferentes, no final do ano. Porque é um projeto que eles gostam, principalmente quando saem para as aulas de campo, e que eles só permanecem mediante o bom comportamento. Então eles acabam melhorando de postura, pois querem continuar participando do Pelotão”.
Saiba
Atualmente, o município do Natal conta com 10 ZPAs, que são resguardadas pelo atual Plano Diretor, e representam, em média, 34% da área total da cidade. As Zonas de Proteção Ambiental são: Campo Dunar dos bairros de Pitimbu, Candelária e Cidade Nova; Parque Estadual Dunas de Natal; Área entre o Rio Pitimbu e a Avenida do Caiapós, no conjunto Cidade Satélite; Campo Dunas dos bairros Guarapes e Planalto; Ecossistema de dunas fixas e lagoas do bairro de Ponta Negra; Morro do Careca e dunas fixas contínuas; Forte dos Reis Magos e seu entorno; Ecossistema manguezal e Estuário do Potengi/Jundiaí; Ecossistema de lagoas e dunas ao longo do Rio Doce; e Farol de Mãe Luíza e seu entorno.
Pelotão da Cidadania
O projeto tem o objetivo principal de capacitar os estudantes a se tornarem agentes multiplicadores no desenvolvimento de ações educativas, nas diversas áreas do conhecimento. No momento, 105 alunos podem fazer parte da iniciativa. As atividades são distribuídas em três eixos temáticos: Educação para o Trânsito e Saúde; Educação Ambiental; e Preservação do Patrimônio Público e Historiografia. O trabalho é feito de forma a proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecerem alguns lugares da cidade, por meio dos parceiros da Prefeitura do Natal.
Imagem de Capa: Reprodução
Fonte: Prefeitura de Natal