Após permanecer 6 meses como Capitania da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), o navio desembarcará no Terminal Marítimo de Passageiros de Natal, no bairro da Ribeira, onde ficará aberto para visitação.
A Missão Líbano ocorreu no período de 15 de setembro de 2018 a 15 de março de 2019, levando a bordo 200 militares comandados pelo Capitão de Fragata Cláudio Henrique Texeira de Correia. Também contou com um destacamento aéreo embarcado, para operar com a aeronave orgânica Super Lynx, e um grupo fuzileiros navais.
A Fragata “Liberal” socorreu em outubro do ano passado 31 refugiados que estavam a deriva em um barco na Costa do Líbano, entre os socorridos estavam mulheres e crianças, que há 3 dias estavam sem água e comida. Segundo os próprios passageiros eles estavam tentando chegar à Costa do Chipre antes de ficarem a deriva.
Em 16 de março a Fragata desatracou do Porto de Beirute, no Líbano, e seguiu pelos portos de Valência e Las Palmas, na Espanha, e Natal, para reabastecimento e logística. O cronograma da visitação segue da seguinte forma:
Serviço
- Evento: Visitação Pública da Fragata “Liberal”
- Local: Terminal Marítimo de Passageiros de Natal
- Data: 13 a 14 de abril
- Horário: 14h às 17h
- Entrada: Gratuita
Recomendações: Devido às características e limitações do local (banheiros e bebedouros) e peculiaridades do navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), a Marinha recomenda que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldade de locomoção.
Imagem: Poder Naval