Uma semana após receber um coração novo, faleceu na tarde deste domingo (7), no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), a menina Brunna Silveira Lopes, mais conhecida como Brunninha, de 7 anos, que realizou transplante cardíaco na madrugada de quinta-feira (4), no Recife. A menina que mobilizou a sociedade médica de Pernambuco e do Rio Grande do Norte não resistiu às implicações da cirurgia. Ela estava em estado grave.
A morte de Brunninha foi confirmada pelo Imip. Contactado pelo OP9 na noite deste domingo, o médico Madson Vidal, que atendeu a garota desde o início do tratamento e mobilizou a transferência dela de Natal (RN) para Recife, disse que recebeu a confirmação da morte através de médicos do Recife. Com a voz embargada, preferiu não se estender: “Não quis nem saber os detalhes”, falou, emocionado.
Em uma postagem no seu Instagram, no sábado (6), Madson havia escrito: “Hoje, tenho certeza que você é uma Santa, pela sua luta, e seu sofrimento, ensinou que burocracias e contas não podem impedir que deixem de tratar as crianças doenças com motivos tolos, desumanos”. Às 18h31 deste domingo, já ciente do falecimento de Brunninha, o médico postou um novo depoimento, no qual a paciente é carinhosamente lembrada como uma “Borboletinha”:
“Minha doce amiguinha e borboletinha BRUNINHA, me perdoe se a ciência,que nós os homens estudamos, não permitiram a sua CURA. Perdão por todos os procedimentos médicos que não deixaram que você continuassem no meio da sua família. BRUNINHA, tenha certeza absoluta e do fundo do meu coração que você me deu e ensinou muito mais pela sua alegria e felicidade nas pequenas coisas. Como você cativava quem tivesse ao seu redor. Seu amor era generoso.,Lembro do nosso último abraço( como foi gostoso e generoso ), comemorando nosso reencontro. Foi quando nos vimos nessa internação na UTI. O Nosso amor se eternizou naquele ABRAÇO. Nesses últimos dias, eu jamais sonhei imaginar que uma criança pudesse suportar tanta coisa num corpinho doente e frágil, mas isso é de quem é Santa, que nos ensinou de não desistir, de persistência, de valores, de luta, de humildade… BRUNINHA VOCÊ FOI PERFEITA AQUI NA TERRA, como perfeito é o nosso DEUS, que está no CÉU. Vai nosso BORBOLETINHA LINDA ao encontro de Papai do céu porque aqui na terra você já está eternizada em nossos corações e mentes. Te amo para sempre. Obrigado, BRUNINHA!”
Leia nota do Imip:
“A direção do IMIP informa que, infelizmente, faleceu no final da tarde deste domingo (07) a menor B.L.B., de 7 anos, oriunda de Natal – RN, que realizou transplante cardíaco na madrugada de quinta-feira (04.04). A criança, portadora de uma cardiopatia muito grave, deu entrada no IMIP na quarta-feira (03.04), após a instituição ter sido acionada pelo Sistema Nacional de Transplante. Durante o período , o IMIP prestou toda a assistência necessária para a criança e para a família dela”.
Nota da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte:
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vem a público lamentar o falecimento neste domingo (7) da pequena Brunninha, uma criança cardiopata de apenas 7 anos que emocionou todo o Rio Grande do Norte. Nos solidarizamos com toda família; amigos; equipe médica; a Associação dos Amigos do Coração (Amico); a Central de Transplantes do RN e todos que se envolveram na luta pela vida.
Brunninha é um exemplo de amor ao próximo; de solidariedade e cidadania.
Com pesar, em nome dos servidores do legislativo; dos deputados estaduais e do presidente, Ezequiel Ferreira, a Assembleia Legislativa presta solidariedade a todos e lamenta a despedida tão precoce.
Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Crédito das Fotos: Reprodução Instagram / Madson Vidal
Fonte: OP9