O Spotify está começando a personalizar algoritmicamente algumas de suas playlists selecionadas, fazendo uma grande mudança na forma como as pessoas descobrem música no serviço de streaming.
O Spotify já é conhecido por ter algumas das melhores listas de reprodução personalizadas da indústria, que apresentam automaticamente músicas baseadas no que cada ouvinte gosta. Mas também é conhecido por ter excelentes playlists com curadoria humana, como o RapCaviar, que se tornaram formadores de opinião musical devido à sua imensa popularidade.
Essas listas de reprodução selecionadas até agora não incluíam nenhuma personalização – havia uma lista de reprodução canônica e todas as pessoas a receberam. Mas agora o Spotify vai fazer algumas dessas playlists curadas, parte personalizada. Os editores humanos ainda escolhem quais músicas cabem na lista de reprodução, mas todas as músicas não serão mais exibidas para todos os ouvintes. Em vez disso, o Spotify ajustará automaticamente a lista de reprodução para melhor atender aos gostos do ouvinte.
O Spotify diz que está testando isso e os ouvintes parecem gostar mais. As pessoas que buscam músicas depois de descobri-las por meio de uma lista de reprodução têm um aumento de 80% nessas músicas personalizadas, e as gravações de faixas aumentam em 66%.
A mudança não está sendo feita apenas para os ouvintes: é também para gravadoras.
As principais gravadoras vêm reclamando que elas não aparecem o suficiente nas playlists do Spotify, informou o Business Insider no ano passado . Quase um terço da audiência no Spotify é feito através de listas de reprodução selecionadas, de acordo com o relatório, e o streaming de música em geral representa três quartos da receita da indústria musical . Então, os rótulos têm muito a ganhar ao colocar seus artistas nas playlists do Spotify.
Ao personalizar as listas de reprodução, o Spotify é capaz de colocar mais artistas e músicas em cada uma, já que elas não aparecerão para todos. O Spotify diz que o número de artistas em cada playlist aumenta em 30% e o número de faixas em 35%. Embora os editores não gostem que as músicas sejam escondidas de alguns ouvintes, suas músicas serão, teoricamente, postas na frente de pessoas que realmente querem ouvi-las.
Por enquanto, o Spotify não está dizendo quais listas de reprodução estão ganhando o recurso de personalização, apenas o que “algumas” delas terão. No entanto, os artistas podem ajudar a descobrir qual é qual, quando sua música é adicionada a uma lista de reprodução personalizada, eles receberão um link personalizado para compartilhar com seus fãs, colocando a música deles no topo, garantindo que eles possam ouvir isto. Listas de reprodução que não são personalizadas terão apenas um único link público.
Crédito da Foto: Reprodução/Spotify
Fonte: https://www.theverge.com