Mas você pode chegar e falar “Beleza, uma série de RPG do Mario… mas é boa como Paper Mario? Como que joga essa bagaça aí?” Questionamentos válidos, sem dúvida. Por isso iremos, aqui, fazer um apanhado geral da franquia. Para você não somente chegar chegando nos games, como se inteirar sobre essa saga que pode acabar passando despercebida sob os olhos de alguns jogadores.
Primeiros passos
É bom deixar claro que, assim como está no título, estamos tratando de um Guia Básico para toda a série, então não espere nenhum detonado. Iremos passar pelas mecânicas que estão presentes em todos os jogos, comentando modificações e atualizações pontuais de cada título, se necessário.
Primeiro, Mario & Luigi é uma franquia de RPG que se iniciou no GameBoy Advanced com Mario e Luigi Superstar Saga (GBA), introduzindo um título que bebeu muito na fonte dos games do gênero da época, inclusive a série Paper Mario. A série tem um estilo artístico próprio que se distancia um pouco dos outros títulos do Mario: os personagens são retratados com uma aparência bastante cartunesca, com conceitos que mais parecem saídos da Disney, por exemplo.
O centro das tramas, claramente, é a dupla de irmãos mais amada dos games: Mario e Luigi. Eles têm que salvar o dia e, junto dele, a princesa Peach. A série teve uma boa sacada em trazer toda uma trupe nova de antagonistas para cena, tirando um pouco o Bowser como alvo principal dos martelos dos encanadores (mas não completamente).
Foi nesta franquia que fomos introduzidos ao BeanBean Kingdom, reino que faz fronteira com o nosso amado Mushroom Kingdom. É esse o local onde os novos antagonistas aparecem – Crackletta e Fawful. Neste reino os habitantes têm aparência de um feijão verde. Os habitantes dessa terra aparecem em Mario & Luigi Superstar Saga (GBA) e Mario & Luigi Bowser’s Inside Story (NDS) e, consequentemente, nos respectivos remakes para Nintendo 3DS.
Além deles, temos também o Shroob Planet, planeta onde vive a raça Shroob, seres roxos com formato de cogumelo. O planeta apareceu em Mario & Luigi Partners in Time (NDS), os alienígenas sequestram a nossa amada Peach quando ela voltou no tempo graças a uma máquina desenvolvida pelo Professor E. Gadd.
Gameplay
A série, em sua grande maioria, se passa em um mundo tridimensional com vista superior à la RPGs dos games portáteis, como Pokémon e The Legend of Zelda: A Link Between Worlds (3DS). Mario e Luigi são controlados simultaneamente, os dois andam juntos aos comandos dos direcionais, porém é possível que eles realizem ações separadamente através dos botões A, para Mario, e B, para Luigi.
A dupla de encanadores pode realizar diversas funções ao longo das aventuras. Muitas destas são desbloqueadas ao longo da jogatina, como por exemplo a capacidade do Mario ser achatado por Luigi para atravessar espaços mais apertados ou Luigi usar o martelo para percorrer lugares debaixo da terra como um Mounty Mole.
Os botões X e o Y geralmente são usados nos games nos quais outros personagens se juntam ao time, como as versões bebês dos irmãos, Bowser e Paper Mario. Com exceção de Bowser, os outros personagens percorrem a aventura junto dos irmãos praticamente o tempo todo, auxiliando em partes nas quais os encanadores não seriam capazes de prosseguir. Já o lagartão percorre a sua jornada “sozinho”, pois Mario e Luigi estão dentro de seu corpo – os três dividem as duas telas do DS e do 3DS durante o game, e o inusitado trio se auxilia de dentro para fora e vice-versa, literalmente.
Nos títulos Bowser Inside’s Story e Dream Team há toda uma parte da jogatina dedicada ao mundo em 2D nas entranhas do rei dos Koopas e no mundo dos sonhos de Luigi, nos quais as mecânicas são praticamente as mesmas do mundo tridimensional; as batalhas e puzzles estão presentes, só que no estilo classicão do Mario, para ninguém pôr defeito.
Além das batalhas, minigames e itens espalhados em cada canto, todos os games possuem uma longa e bem desenvolvida história para embalar as aventuras. Um ponto forte dos jogos dessa franquia é o storytelling, feito em um ritmo sempre bem-humorado e preparado para divertir o jogador.
Batalhas
Como todo RPG que se preze, Mario & Luigi é recheado de batalhas. É praticamente impossível entrar em um cenário sem pelo menos um único inimigo para trocar umas pancadas. A mecânica das batalhas é dividida por turnos, e assim como na série Paper Mario o foco maior das batalhas é o timing e precisão na hora de realizar uma ação, seja ela ofensiva ou defensiva.
Por exemplo: no ataque da Green Shell, no qual os irmãos ficam chutando um casco verde nos inimigos, o jogador deve acertar o botão correspondente de cada personagem para que o chute saia corretamente, caso erre o botão ou aperte cedo e/ou tarde demais o movimento é cancelado e uma animação engraçadinha toma conta.
Status
Todo jogador que queira um bom desempenho sabe muito bem como o status de batalha em campo é determinante para uma vitória, e nessa série também há alterações de status ao longo da aventura:
Stats
HP (Pontos de Vida): os famosos pontos de vida, preciosos para batalha. A cada ataque recebido o personagem os perde, quando estes chegam ao final, o personagem desmaia. A partida só acaba se todo o time desmaiar;
SP (Pontos Especiais): pontos que dão aos personagens acesso aos seus ataques especiais ou aos itens de uso ofensivo. Os pontos são descontados apenas do personagem que usar as habilidades; mesmo que o ataque seja em conjunto, os pontos são descartados apenas do solicitante;
POW [Poder]: quanto maior os pontos, mais forte o personagem é, consequentemente, maior dano será causado ao inimigo em batalha;
DEF [Defesa]: pontos que podem passar despercebidos aos olhos dos jogadores focados em personagens fortes, mas manter bons níveis de defesa garantem que o personagem aguente o tranco em batalhas mais exigentes;
SPEED [Velocidade]: os pontos de velocidade aumentam as chances do jogador atacar primeiro em um turno;
Stache (abreviação de mustache) [Bigode]: os pontos de bigode podem parecer bobos à primeira vista, porém, quanto maiores forem, podem garantir maior número de Lucky Hits, ataques aleatórios que causam maior dano ao inimigo, pois duplicam o POW.
Bowser possui um equivalente exclusivo do Stache, chamado Horn [Chifre], já que ele só foi aparecer de bigode em Super Mario Odyssey (Switch). Suas aplicações são as mesmas do stat dos irmãos.
A dupla de encanadores inicia com diferenças entre si; Mario costuma começar mais forte, enquanto Luigi possui mais pontos de vida. Sempre que um dos personagens evoluir, seus stats vão aumentar e o jogador poderá escolher um deles para dar aquela alavancada, a escolha do dito cujo depende da estratégia de jogo aplicada às batalhas.
É recomendável manter o personagem equilibrado, com os stats mais próximos uns dos outros, porém, fica a critério do jogador como desenvolver as habilidades de batalha dos personagens.
Roupas
O jogador poderá coletar macacões, meias, luvas, tênis e acessórios para melhor equipar seus lutadores. As vestimentas podem ser adquiridas no decorrer da aventura ao evoluir os personagens, completar missões ou simplesmente comprando-as em lojas. Os cascos, pulseiras, presas e anéis de Bowser também podem ser trocados para melhor equipá-lo em batalha.
Itens
Os itens são muito queridos e necessários dentro e fora das batalhas, podendo ajudar muito enquanto o jogador não encontra um novo ponto de restauração. Os mais importantes são:
Aqui foram apresentados os itens mais comuns da série, presentes na maioria, senão em todos os jogos da série. Muitos desses itens possuem versões de nome: Super, Ultra, Mega e Max que trazem maiores efeitos ao usuário. Por exemplo: um Mushroom aumenta 20 pontos de HP do jogador, enquanto o Max Mushroom restaura todos os pontos de vida.
Badges
A mecânica de medalhas varia bastante de um jogo para outro. Em Superstarsaga as suas funções eram as mesmas dos feijões, aumentavam os stats dos personagens enquanto equipadas. Porém, em Partners in Time as funcionalidade se assemelhavam mais às encontradas em Paper Mario, dando vantagens específicas como regeneração gradual de vida por turno ou uso infinito dos Ataques Especiais. A única coisa que elas não fazem mais é interferir nos pontos de stats.
A partir de Inside’s Story, a mecânica se tornou outra; agora as badges são duas barras que se enchem ao passo em que os heróis performam os Special Attacks. Quando ambas estão cheias, trazem vantagens aos jogadores como aumento dos pontos de HP ou SP, maior força no próximo ataque ou um número de EXP (pontos de experiência) e moedas coletadas ao fim da batalha. Essa mecânica tornou as recompensas das badges mais ocasionais e exigentes, pois o jogador não as recebe automaticamente e também pode escolher quando usar a vantagem clicando no ícone na tela.
Ainda aqui?
Caso você já não tenha corrido para algum de seus portáteis jogar, esperamos que esse guia possa o ajudar em seus primeiros passos nas aventuras que essa divertida série possui. Boa jogatina!